Zico envia carta a candidatos e quer abertura da "caixa-preta" da Fifa Ex-jogador diz que propôs um debate aos dirigentes que já manifestaram intenção de concorrer ao cargo máximo da entidade que comanda o futebol mundial


Zico CBF (Foto: Márcio Iannacca)
Zico pede abertura da caixa preta da Fifa (Foto: Márcio Iannacca) 

Zico deu mais um passo como postulante ao cargo de presidente da Fifa. Após anunciar seu desejo de estar no pleito, ele enviou nesta segunda-feira aos outros candidatos já conhecidos um pedido para que haja um debate de ideias com o objetivo de esclarecer o que cada um deseja para a entidade. 

- É verdade. É importante o debate. Cada candidato precisa ter cinco apoios e por isso é importante mostrar o que todos têm a dizer. Enviei para todos aqueles que sei que desejam concorrer à Fifa - afirmou Zico em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

Se o primeiro passo é a conversa entre todos, Zico destaca que a ação seguinte seguinte é abrir "a caixa-preta" da Fifa. O ex-jogador e atualmente técnico garante que a organização que comanda o futebol mundial é muito mais do que a Copa do Mundo. Ele acredita ser importante comunicar a todos quais os próximos passos do órgão. 

- Que possamos abrir aquela caixa-preta. Buscamos transparência acima de tudo. Saber todos os objetivos que a Fifa tem. A entidade não é somente a Copa do Mundo. O papel dela (Fifa) é muito maior - declarou.  

O comunicado foi enviado aos dirigentes que demonstraram interesse em concorrer ao cargo máximo do futebol:  Chung Mong-joon (ex-vice da Fifa e executivo sul-coreano), David Nakhid (ex-jogador de Trinidad e Tobago), Michel Platini (atual presidente da Uefa) e Musa Bility 
(presidente da Associação de Futebol da Libéria). Os postulantes precisam do apoio de ao menos cinco representantes de associações ligadas à Fifa. O prazo máximo para inscrição é dia 26 de outubro deste ano. A eleição está marcada para 26 de fevereiro. 

Confira a íntegra da carta:
"Caro potencial candidato,

Estou tomando a liberdade de escrever esse e-mail desde que você anunciou a intenção de concorrer à presidência da Fifa como eu fiz. Nós todos concordamos que a Fifa tem que evoluir para uma melhor organização particularmente nas questões de democracia e transparência.

A mudança, no entanto, não é um evento. É um processo e temos que começar dando certeza de que essa eleição é justa, transparente e democrática. 

Como você sabe, membros de associações devem notificar a Fifa sobre uma candidatura juntamente com as declarações de apoio de pelo menos cinco membros até dia 26 de outubro de 2015. É de extrema importância que todos membros de associações tenham a chance de conhecer melhor todos os potenciais candidatos e suas ideias o mais rápido possível.

Fifa merece um debate nesse estágio preliminar. 

Einstein diria que insanidade é fazer a mesma coisa várias vezes esperando um resultado diferente. É importante, portanto, que construamos esta eleição com muito mais democracia e transparência.

É tempo de todos membros de associações seus constituintes e todos preocupados com o futebol em todo mundo saibam mais sobre os candidatos em potencial.

Todo mundo interessado em futebol deveria de alguma forma participar dessa eleição.

Eu convido você para unir esforços na ordem de estimular e organizar um debate público com todos os potenciais candidatos o mais cedo possível.
Zico" 



     Varjota  Esportes - Ce.         /          Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário