Pesquisa de torcida com vantagem para Ponte causa boicote do Guarani Levantamento ouve 800 pessoas e coloca Bugre como a sexta torcida de Campinas, atrás de rival. Time repudia os números e pede à torcida para não consumir a marca Por GloboEsporte.com Campinas, SP FACEBOOK TWITTER

Carrossel-TORCIDAS-GUARANI-e-PONTE-PRETA (Foto: infoesporte) 

Pesquisas do tipo "qual a maior torcida" sempre acabam em polêmica. A encomendada pela Brasil Kirin, então, ressuscitou a rivalidade entre Ponte Preta e Guarani. A pedido da empresa, que tem um de seus produtos (Viva Schin Refrigerantes) estampados na camisa da Macaca, o Instituto Própesquisa fez um levantamento que coloca os pontepretanos com a segunda maior torcida de Campinas, com 20%, atrás apenas do Corinthians (22%). O Bugre aparece em sexto, com só 3%. Os números irritaram os dirigentes alviverdes, que iniciaram um boicote à marca.
Divulgado no fim da semana passada, o levantamento coloca, pela ordem, Corinthians e Ponte Preta como as maiores torcidas de Campinas. Em seguida aparecem São Paulo (10%), Palmeiras (8%) e Santos (4%), todos à frente do Guarani, com 3%. Para chegar aos números, o instituto ouviu 800 pessoas. Além dos que declararam sua paixão, uma parcela significativa (29%) não quis responder ou disse que não torce para nenhum clube.
A pesquisa ganhou contornos polêmicos com a reação do Guarani. Sentindo-se injustiçado pelo instituto e pela empresa, por considerar que não há uma diferença tão grande para o seu maior rival, o Bugre respondeu de duas maneiras. Primeiro no domingo, com uma mensagem no placar eletrônico do Brinco de Ouro durante a vitória sobre a Portuguesa: "Não beba Schin. Consuma produtos de qualidade". 
Placar eletrônico Guarani (Foto: Reprodução Redes Sociais)
A sequência aconteceu nesta segunda-feira, com uma nota de repúdio no site oficial do clube(leia abaixo o comunicado na íntegra). O Guarani usa a média de público em jogos da Série C do Campeonato Brasileiro para rebater os dados. Contra a Lusa, 7.219 pagantes estiveram no Brinco de Ouro, no maior público da equipe na competição.
Torcida Guarani (Foto: Rodrigo Villalba/ Memory Press)Torcida bugrina comparece em bom número aos jogos do clube na Série C (Foto: Rodrigo Villalba/ Memory Press)
– O que o Guarani fez foi dar uma ampla divulgação para a marca, sendo que seria um assunto que duraria uma semana, no máximo. Outros assuntos assumiriam a pauta – afirmou Rodrigo de Souza Queiroz, pesquisador responsável pelo levantamento, ao GloboEsporte.com. Para o profissional, os números retratam o momento do futebol na cidade.
– É óbvio que não existe só 3% de torcedores do Guarani. O que acontece é que, naquela data e naquele momento, só 3% se declararam torcedores do Guarani. Outros não quiseram falar. Acredito que, se eu fizesse a pesquisa agora, o pessoal do Guarani teria mais brio para declarar sua torcida – completou Queiroz, defensor de que a pesquisa traduz a realidade.
Procurada pela reportagem, a Ponte Preta preferiu não se manifestar sobre o assunto. A Brasil Kirin, por meio de comunicado de sua assessoria de imprensa, negou as acusações do Guarani e disse que não teve intenção de "diminuir" nenhum time ou torcida da cidade. Além disso, a nota informa que a pesquisa realizada não era para ter sido divulgada.
Torcida Ponte Preta, Majestoso (Foto: Marcos Ribolli/GloboEsporte.com)
– A Brasil Kirin esclarece que em momento algum teve a intenção de denegrir ou diminuir qualquer time de futebol ou torcida com a pesquisa realizada pelo Instituto Própesquisa e destaca que não autorizou a divulgação de qualquer parte da pesquisa, realizada em dezembro de 2015. A empresa reforça ainda seu compromisso com a cidade de Campinas, investindo em outras modalidades esportivas locais, como vôlei e kart, além do incentivo ao esporte de outras localidades, como o time de futebol Ituano – esclarece a nota.
É óbvio que não existe só 3% de torcedores do Guarani. O que acontece é que, naquela data e naquele momento, só 3% se declararam torcedores do Guarani. Acredito que, se fizesse a pesquisa agora, o pessoal do Guarani teria mais brio para declarar sua torcida
Rodrigo de Souza Queiroz, pesquisador
O assunto, porém, não deve esfriar tão cedo. Irritados, alguns torcedores do Guarani se envolvem nas redes sociais para protestar durante jogos do time masculino de vôlei de Campinas, patrocinado pela empresa de bebidas, no Ginásio do Taquaral. O pesquisador Rodrigo de Souza Queiroz entende como "natural" a bronca dos bugrinos, mas diz que esse pode ser um ponto de partida para que a torcida se envolva mais com o clube.
– É absolutamente esperado o comportamento do Guarani. A Ponte Preta tem um time na Série A, com bons jogadores, uma campanha positiva, um momento melhor. Futebol é cíclico. Pode ser uma coisa positiva para o Guarani, que é um time de história, super importante, é o único campeão brasileiro do interior. Pode ser um início de um resgate do brilho do torcedor, de se envolver mais e se indignar.
Veja a nota oficial do Guarani na íntegra:
O Guarani FC vem, por meio desta nota, expressar seu total descontentamento e repúdio à pesquisa encomendada pela Brasil Kirin e realizada pelo Instituto Própesquisa. O clube entende que o levantamento foi realizado de forma equivocada e que a empresa agiu de má fé para com os torcedores do Guarani.
O número de entrevistados não condiz com a realidade de uma cidade do tamanho de Campinas. 800 pessoas não podem, de forma alguma, retratar um panorama absoluto em uma cidade com aproximadamente 1 milhão e 500 mil habitantes.
Além de expor dados não condizentes com a realidade, o pesquisador Rodrigo de Souza Queiroz deu declarações que denegriram a imagem da instituição. Jamais qualquer torcedor do Guarani terá vergonha de demonstrar seu carinho por um clube de tradição centenária, além de ser o único campeão brasileiro do interior.
A massa Bugrina é única e prova diariamente seu amor pelo clube. O resultado disso é uma média de público que está entre as maiores do país, o que ficou claro na partida do último domingo (28), contra a Associação Portuguesa de Desportos, na qual uma só torcida levou mais de 7 mil pessoas ao estádio. O Guarani, reticente com a pesquisa, enaltece o poder de sua torcida e não apoia o consumo dos produtos produzidos pela instituição que direcionou a pesquisa. 

  Varjota  Esportes - Ce.            /            Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário