Fabrice Muamba continua mobilizando o mundo do futebol desde sábado, quando teve uma parada cardíaca em partida contra o Tottenham, pelas quartas de final da Copa da Inglaterra. Mas parece não ter a noção exata do que lhe aconteceu. Segundo um amigo da família, o jogador perguntou ao pai minutos depois de acordar do coma se o Bolton havia perdido o jogo.
Em entrevista ao tabloide inglês "The Sun" nesta terça-feira, Aime Esalo afirmou que o amigo de 23 anos sabia onde estava, mas que reagiu às respostas, inclusive perguntando por qual motivo a partida teria sido paralisada quando estava empatada em 0 a 0.
- Por causa de você - disse o pai.
De acordo com Esalo, Muamba também perguntou pela noiva Shauna e o filho Joshua, de três anos, que ainda não o visitou, quase que imediatamente depois de despertar. A expectativa da família é que sua recuperação evolue nos próximos dias.
Adebayor, do Tottenham, também fez visita (AFP)
Mais cedo, o técnico do Bolton, Owen Coyle, revelou também ter tido uma "breve conversa" com o atleta, mas preferiu não revelar o teor. O último comunicado divulgado pelo London Chest Hospital, onde está internado, apontou que ele "passou uma noite tranquila" e a equipe médica "continua acompanhando".
– Tive a oportunidade de vê-lo e conversamos rapidamente, mas o que ele me falou vai ficar entre nós. Precisamos entender que ele ainda está no início da luta para se recuperar. Ele está melhorando, é um bom sinal, mas ainda há um longo caminho pela frente. Cada caso é diferente, mas duas coisas podem ajudar Fabrice: ele é jovem, cheio de vigor, e sempre precisou lutar em toda sua vida – disse Coyle.
Na segunda-feira, o jogador de 23 anos tinha mostrado "leves sinais de melhora". Ele já pode respirar sem auxílio de aparelhos, movimentar braços e pernas, e foi até capaz de reconhecer membros da sua família, além de responder corretamente a algumas perguntas.
O incidente
saiba mais
Aos 41 minutos do primeiro tempo na partida contra o Tottenham, no último sábado, Muamba caiu de bruços no gramado. Não havia ninguém por perto. Seis médicos entraram em campo e passaram dez minutos tentando ressuscitá-lo com um desfibrilador e com massagens cardíacas. O jogador não respirava quando foi retirado do campo e levado até a ambulância, onde os médicos seguiram com as tentativas em reanimá-lo. O treinador Owen Coyle e o capitão Kevin Davies também estavam no veículo.
O meia, que tem 23 anos, nasceu na República do Congo, mas foi levado para a Inglaterra com 11 anos pelo pai, que buscava exílio. Como principal curiosidade, tem como hobby ouvir música clássica. Fabrice iniciou a carreira nas categorias de base do Arsenal, onde permaneceu até 2006, quando foi emprestado para o Birmingham City, que decidiu contratá-lo definitivamente em 2007. No ano seguinte, transferiu-se para o Bolton. O meia passou pelas categorias de base da seleção inglesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário