AE - Agência Estado
Sob vaias no final do jogo, o Internacional desperdiçou nesta quarta-feira uma grande chance de se manter na briga pelo título e por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. No duelo entre os dois últimos campeões continentais, o clube gaúcho abriu 3 a 0 sobre o Santos aos 26 minutos do segundo tempo, mas sofreu um "apagão" e permitiu o empate por 3 a 3, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 20.ª rodada - a primeira do segundo turno - do Campeonato Brasileiro.
O resultado derrubou o Internacional para a 10.ª colocação, com 28 pontos. Se vencesse seria o sétimo colocado, bem perto da zona de classificação à Libertadores. Já o Santos, ainda capengando desde que conquistou o título continental em junho, está em 14.º lugar, com 23 pontos, mas ainda correndo risco de rebaixamento.
No próximo final de semana, pela 21.ª rodada, o Internacional viaja até Fortaleza para encarar o Ceará, no domingo. E terá inúmeros desfalques: Leandro Damião (na seleção brasileira) e os zagueiros Bolívar e Índio, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Já o Santos folga neste fim de semana, pois o duelo contra o Botafogo, na Vila Belmiro, foi adiado de domingo para uma data a ser definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Isso por causa da presença de três jogadores santistas na seleção, que joga na segunda contra Gana, em Londres: Neymar, Paulo Henrique Ganso e Danilo. O próximo compromisso do Santos será na próxima quarta contra o Avaí, em Florianópolis.
O JOGO - Necessitado de uma vitória em casa depois da derrota no clássico contra o Grêmio, o Internacional, mesmo sem o argentino D´Alessandro, se mostrou um time bem ofensivo nos primeiros minutos. Com a responsabilidade da armação de jogadas a cargo de Andrezinho, o time gaúcho envolvia o Santos e logo conseguiu abrir o placar.
Aos sete minutos, após cobrança curta de escanteio pela esquerda, a bola sobrou para Elton no bico da grande área. O volante levantou a cabeça e cruzou bem aberto na segunda trave. Livre, atrás dos zagueiros santistas, Bolívar cabeceou com força para o chão e não deu chances de defesa para o goleiro Rafael.
Em desvantagem, o Santos tentou se reestruturar em campo, mas o máximo que conseguiu foi arriscar alguns chutes de fora da área, que pouco incomodaram Muriel. Em um deles, Borges teve espaço para o chute, mas a bola chegou fraca para as mãos do arqueiro do clube gaúcho.
Com tranquilidade, o Internacional conseguiu ampliar o placar. Aos 18 minutos, o lateral-direito Nei levou vantagem sobre Léo, foi até a linha de fundo e cruzou na medida para o centroavante Leandro Damião marcar de cabeça, após ganhar o jogo de corpo com Pará, na segunda trave. Esse foi o nono gol do atacante colorado neste Brasileirão.
A partir de então, até a metade do segundo tempo, nada de produtivo aconteceu no jogo. No intervalo, Muricy Ramalho tentou aumentar o poder ofensivo do Santos com a entrada do atacante Alan Kardec no lugar de Pará, mas pouco foi feito. Um chute de Paulo Henrique Ganso, aos 19 minutos, que passou raspando a trave esquerda de Muriel, foi o lance de maior perigo.
Mantendo a calma e a posse de bola, o Internacional chegou ao terceiro gol. Aos 25 minutos, após jogada pela esquerda, Bolívar entrou na área e foi derrubado por Edu Dracena, que puxou a camisa do zagueiro colorado. O meia Oscar, chutando no canto esquerdo de Rafael, ampliou ainda mais a vantagem do time da casa.
Com 3 a 0 no placar e 30 minutos jogados na segunda etapa, o Internacional parece que achou que a partida já estava ganha. Mas não estava. Aos 30, Borges se antecipou ao goleiro Muriel, após cruzamento de Alan Kardec da direita, e fez de cabeça o seu 13.º gol no Brasileirão - é o artilheiro isolado. Cinco minutos depois, nova jogada pela direita e desta vez foi Alan Kardec que estava na área para chutar rasteiro no canto direito do gol colorado para diminuir a desvantagem santista.
E o inesperado para os colorados no Beira-Rio aconteceu. Aos 40 minutos, em jogada bem tramada pelo meio, Borges recebeu a bola dentro da área e chutou colocado no canto esquerdo baixo de Muriel para empatar a partida em 3 a 3. Depois, quase que o Santos conseguiu uma incrível virada, mas o chute de Neymar passou perto do gol.
Ficha técnica
Internacional 3 x 2 Santos
Internacional - Muriel; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Guiñazú, Elton, Andrezinho (João Paulo) e Oscar (Sandro Silva); Dellatorre (Ilsinho) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Santos - Rafael; Pará (Alan Kardec), Edu Dracena, Durval e Léo (Crystian); Adriano (Felipe Anderson), Henrique, Danilo e Paulo Henrique Ganso; Borges e Neymar. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols - Bolívar, aos 7, e Leandro Damião, aos 18 minutos do primeiro tempo; Oscar (pênalti), aos 26, Borges, aos 30 e aos 40, e Alan Kardec, aos 35 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Nei, Bolívar, Índio, Dellatorre, Elton e Leandro Damião (Internacional); Léo, Edu Dracena e Durval (Santos).
Árbitro - Arilson Bispo da Anunciação (BA).
Renda e público - Não disponíveis.
Local - Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário