Pênaltis no Brasileiro: Galo é quem mais comete; Fla não tem a favor Atlético-MG já cometeu nove penalidades. Só Réver fez três no primeiro turno


Globoesporte.com
Quando o time está em crise nada ajuda. A bola não entra, a torcida fica impaciente, e as estatísticas jogam contra. Em todos os pênaltis marcados do primeiro turno do Brasileirão, nove dos 53 foram contra o Atlético-MG (veja os lances dos pênaltis no vídeo ao lado). A favor, apenas dois, e ambos convertidos.

De todas as cobranças que teve contra, sete resultaram em gol, sendo uma delas no rebote. Além disso, sempre que o Atlético-MG cometeu pelo menos um pênalti na partida, o time não conseguiu vencer: foram seis jogos, com quatro derrotas e dois empates. E mais um dado a ser observado: em duas rodadas seguidas, na 16ª e na 17ª, a equipe mineira teve dois pênaltis marcados contra em cada partida, nas derrotas para Coritiba e Corinthians.

Diante de números tão desfavoráveis, os jogadores do Galo tentam encontrar justificativas para o fato. O zagueiro Réver, que já cometeu três, incluindo um polêmico contra o Vasco, pede mais atenção à equipe.

- Alguns pênaltis marcados contra a equipe do Atlético-MG não têm explicação. Mas
acho que a gente tem que rever nossos conceitos também e ver o que está errado, para
que isso não aconteça mais – disse.
Leonardo Silva cometeu dois pênaltis no Brasileiro
(Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)
Já Leonardo Silva, que faz dupla de zaga com Réver e é responsável por dois pênaltis contra o Atlético-MG no Brasileirão, atribui o dado à precipitação dos jogadores e a erros dos juízes.

- Em muitos lances, tem havido má interpretação do árbitro. Em outros, é porque tem a jogada do gol, a gente tenta roubar a bola e acaba fazendo o pênalti. No contexto geral, acho que é mais erro do árbitro do que falha de posicionamento ou alguma coisa desse tipo - afirmou.

Além da dupla de zaga, que cometeu cinco dos nove pênaltis, fecham a lista o goleiro Renan Ribeiro, além de Toró, Serginho e Giovanni Augusto.
Se, por um lado, o Atlético-MG é rei em fazer pênaltis, Figueirense e Palmeiras estão zerados no quesito. Este último é inclusive o dono da melhor defesa do campeonato: foram apenas 14 gols sofridos em 19 jogos.

Flamengo não cobrou um pênalti sequer no Brasileirão
O Flamengo, por sua vez, é o único clube que não teve um pênalti marcado a seu favor. O time rubro-negro não fez, mas também não levou. No único que teve marcado contra, o goleiro Felipe defendeu a cobrança de Elano, do Santos, no épico jogo da 12ª rodada, na Vila Belmiro(assista ao lance no vídeo ao lado). Ou seja, passou o turno sem fazer nem sofrer gols de pênalti.

O lateral-direito Léo Moura encontra explicações para o fato de o time ainda não ter se beneficiado com a cobrança de uma penalidade.

- Nosso time procura ficar mais em pé dentro da área do que cavar pênaltis, pois os árbitros estão rigorosos, aplicam cartões por qualquer coisa. Estamos tentando finalizar as jogadas. Já que os pênaltis não têm saído, vamos tentar fazer os gols em pé mesmo - disse.

Após 19 rodadas e o primeiro turno finalizado - falta apenas o jogo entre Grêmio e Santos, adiado para o dia 5 de outubro -, o total é de 53 pênaltis assinalados no Brasileirão, com 38 convertidos e 15 perdidos. A 16ª rodada foi a de maior índice de penalidades marcadas até aqui, com seis cobranças e seis gols. Apenas nas rodadas 3, 8, 9 e 13, os juízes não marcaram pênaltis.

Curiosamente, dos quatro times que tiveram mais pênaltis marcados contra (veja tabela completa abaixo), apenas o Internacional não está na zona de rebaixamento. Por outro lado, o Corinthians, líder do Brasileirão, é, ao lado do Cruzeiro, a equipe que mais teve pênaltis a seu favor: seis no total.

Confira a tabela com a lista de todos os times e a quantidade dos pênaltis marcados a favor e contra. Em negrito, estão sinalizados os times com os dados mais relevantes no quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário