12 equipes dão o pontapé inicial para as disputas da Segundona Cearense Nova Segundona conta com 20 datas. Clubes se dividem em dois grupos de seis equipes, que se enfrentam em turno e returno dentro de suas chaves

Uniclinic e Maracanã: vêm 'morrendo na praia' na 2ª
Divisão (Foto: Alex Costa/Agência Diário)
Neste final de semana, inicia a 2ª divisão do Campeonato Cearense 201. Tão charmosa quanto a principal, a disputa reúne 12 times. São eles: Arsenal de Caridade, Maracanã, Maranguape, Pacatuba, Uniclinic, Uruburetama, Barbalha, Boa Viagem, Juazeiro, Limoeiro, Quixadá e São Benedito. O jogo de estreia ocorre neste sábado, entre Pacatuba e Uniclinic, às 16 horas, no Estádio Domingão. Por falar em Uniclinic, a equipe já brilhou na 1ª Divisão e chegou até a decidir o 2º turno com o Fortaleza, em 2005, perdendo pelo placar de 3 a 1.
Para esta temporada, o Uniclinic preferiu apostar nas categorias de base. Os únicos conhecidos do elenco são o atacante Fred e o zagueiro Gleidson, ambos oriundos do Ferroviário. Segundo o diretor-geral da Águia da Precabura, Léo Castro, o clube não será mais coadjuvante.
- Nós vamos apostar no que temos de melhor: na base. Os garotos já mostraram qualidade. A prova disso é que no último amistoso, frente ao time B do Horizonte, vencemos pelo escore de 4 a 2 – afirmou Léo Castro.
Remanescentes da elite cearense
Outros dois favoritos ao acesso são Limoeiro e Quixadá. Os dois foram rebaixados no ano passado e prometem fazer bonito. Tanto Limoeiro quanto Quixadá já deram muito trabalho para os chamados grandes da Capital. Em 2003, por exemplo, o Jaguar do Vale disputou o título de campeão cearense com Fortaleza, Ferroviário e Maranguape, respectivamente.
No 1º turno, o Limoeiro chegou em segundo lugar. Nas semifinais, em partida única, foi derrotado pelo Fortaleza, por 1 a 0, no Estádio Bandeirão, e foi desclassificado. No 2º turno, mais uma vez, chegou entre os quatro primeiros colocados. Todavia, tinha novamente o Leão pelo caminho e voltou a ser derrotado. Agora, por 5 a 0. Na classificação final terminou na 4ª colocação com 30 pontos. Na frente, inclusive, do Ceará.
O Canarinho do Sertão também aprontou e isso aconteceu no ano de 2004. A equipe chegou nas semifinais do 2º turno e encarou o Fortaleza de frente. Na primeira partida, uma vitória mínima do Leão pelo placar de 1 a 0. Na de volta, no Estádio Presidente Vargas, um empate de 1 a 1 o tirou das disputas do turno. Repetiu tal feito ano seguinte, mas desta vez, foi eliminado pelo Icasa.
Maracanã: nada, nada, mas morre na praia
O Maracanã faz tempo que tenta o acesso para a elite do futebol. Participando desde 2008 da Segundinha do Estadual, o time de Maracanaú sempre chega entre os cinco primeiros colocados. Foi 3º lugar em 2008 e 2011. Ano passado, chegou a liderar todo o certame e nas últimas rodadas foi surpreendido por Crateús e Trairiense. O que já é tradicional pelos lados do Maracanã é que todo certame, o Alviceleste pede emprestado atletas da base do Fortaleza. Parceria esta que até o presente momento não foi renovada.
Uruburetama promete dar trabalho aos adversários
Fora da elite do futebol cearense há 13 anos, a Banana Mecânica quer repetir o feito do ano passado quando conseguiu o acesso da 3ª para a 2ª de forma invicta. Quem garante é o próprio presidente do clube, Alexandre Nery, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM/CE.
- Trabalhamos desde janeiro com o objetivo de fazer a mesma campanha do ano passado. Em 2011 fomos campeões invictos. E para isso, formamos um bom time. Então vejamos. Faz parte do elenco jogadores como Manga, Ricardinho, Cleiton Cearense, Raimundinho, Júnior Petrolina e Paloma. As contratações não param por aí e continuaremos trabalhando para conquistarmos o nosso objetivo - disse.
Segundo o supervisor de futebol do Uruburetama, José Luiz Ló de Lima, ou simplesmente Ló, o clube investiu também na comissão técnica. A direção trouxe o experiente Orlando Caulin, que já trabalhou em vários clubes do Nordeste, e que dirigiu o Guarany de Sobral no início do Cearense de 2012.
- Não basta trazer jogadores experientes, é preciso unir isso com uma comissão técnica excelente e isso fizemos. Trouxemos o Orlando Caulim e temos certeza que ele vai fazer um bom trabalho – afirmou.
Joãozinho, autor do gol do Uruburetama (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Uruburetama foi campeão cearense da 3ª divisão de forma invicta em 2011 e garantiu vaga na Segundinha (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
Regulamento da competição
O novo formato da 2ª Divisão conta com 20 datas e será da seguinte forma: os 12 clubes se dividem em dois grupos de seis equipes, que se enfrentam em turno e returno dentro de suas chaves. Ao término desta fase, os três melhores classificados avançam para disputarem um hexagonal final, que definirá os dois clubes que disputarão a elite cearense em 2013.
Para o rebaixamento, onde descerão quatro equipes, os dois últimos colocados de cada grupo da fase inicial serão automaticamente rebaixados para a 3ª Divisão em 2013. Haverá ainda uma disputa entre 4º e 5º colocados dos dois grupos. Eles se enfrentarão em mata-mata (4º do Grupo A x 5º do Grupo B e 4º do Grupo B x 5º do Grupo A) para definirem os dois outros rebaixados.
Campeões

1966 - Guarany de Sobral (Sobral)
1967 - Quixadá (Quixadá)
1968 - Tiradentes (Fortaleza)
1969 - Olavo Bilac (Fortaleza)
1994 - Limoeiro (Limoeiro do Norte)
1998 - Uniclinic (Fortaleza)
1999 - Guarany de Sobral (Sobral)
2000 - Itapajé (Itapajé)
2001 - Limoeiro (Limoeiro do Norte)
2002 - Itapipoca (Itapipoca)
2003 - Icasa (Juazeiro do Norte)
2004 - Guarani de Juazeiro (Juazeiro do Norte)
2005 - Guarany de Sobral (Sobral)
2006 - Guarani de Juazeiro (Juazeiro do Norte)
2007 - Horizonte (Horizonte)
2008 - Guarany de Sobral (Sobral)
2009 - Limoeiro (Limoeiro do Norte)
2010 - Icasa (Juazeiro do Norte)
2011 - Trairiense (Trairi) 
  Varjota  Esportes - Ce.  /  Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário