O Londrina enfrenta o Santos nesta quinta-feira na Vila Belmiro em busca de uma vaga para as oitavas de final da Copa do Brasil. O Tubarão joga com a vantagem obtida na vitória por 2 a 1 no jogo de ida, no Estádio do Café. Agora, o torcedor alviceleste espera que o Londrina surpreenda assim como fez em 1978, contra o próprio o Santos.
Era o dia 11 de fevereiro de 1978. No Pacaembu, em São Paulo, o Santos recebia o Londrina pela terceira fase do Campeonato Brasileiro de 1977. O Tubarão vinha de duas vitórias em casa: 2 a 0 sobre o Caxias, e 1 a 0 no Flamengo, ambos no Estádio do Café. Já o Peixe chegava pressionado para a partida após empate por 1 a 1 com o Corinthians, e derrota para o Vasco por 1 a 0, no Rio de Janeiro.
- Foi um jogo muito difícil. O Santos tinha uma grande equipe, com Aílton Lira, João Paulo, Juary. Eles tentaram durante todo o tempo a vitória em casa, com a torcida pressionando. Mas nós estávamos embalados e conseguimos um grande resultado lá no Pacaembu – lembra o ex-atacante do Londrina, Carlos Alberto Garcia.
Carlos Alberto Garcia em ação pelo Londrina (Foto: divulgação)
Após um 0 a 0 no primeiro tempo com o Santos atacando, o Londrina abriu o placar aos quatro minutos da segunda etapa, justamente com Garcia.
- O Xaxá cobrou escanteio pela direita e ele já estava acostumado a mandar a bola para mim na área. Eu estava no segundo pau, peguei o tempo certo da bola e consegui mandar de cabeça – contou.
O gol fez com que a torcida santista pressionasse ainda mais o time. Aos 29 minutos, o Londrina ampliou. Nivaldo aproveitou a sobra do goleiro após chute de Xaxá e tocou para as redes. O Santos diminuiu três minutos depois, com Joãozinho. Porém, o placar terminou com a vitória alviceleste.
Após a vitória contra o Santos, o Londrina derrotou ainda o Corinthians, por 1 a 0, no Café, e o Vasco, por 2 a 0, em São Januário. Com isso, o Tubarão terminou como líder o Grupo S, chegando até as semifinais, quando parou no Atlético-MG.
Carlos Alberto Garcia, repete o gesto que deram o apelido de 'Bem-Amado' (Foto: Rodrigo Saviani)
Nova surpresa?
Os dois times chegam para a partida desta quinta-feira com alguns pontos semelhantes ao de 1978. O Santos, assim como naquela época, também chega pressionado por uma vitória – são três derrotas consecutivas. O Londrina chega para a partida embalado por quatro vitórias seguidas. Além disso, mais uma vez o Tubarão chega como uma surpresa.
- Vai ser muito difícil conseguir a classificação lá. Na Vila Belmiro, a pressão é muito maior do que a enfrentada por nós no Pacaembu daquela vez. Mas, se o Londrina conseguir não tomar gol no primeiro tempo, a pressão sobre o Santos vai aumentar, e podemos aproveitar isso – analisou.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário