Com festa e rituais, chama do Pan de Guadalajara é acesa no México Tocha passará pelas mãos de 3.200 pessoas em 38 cidades até a competição

A chama dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara já está acesa. Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, repleta de rituais tradicionais no México, o símbolo do evento recebeu seu primeiro fogo em Teotihuacan. A partir deste sábado, a tocha passará pelas mãos de 3.200 pessoas em 38 cidades durante os 49 dias que faltam para a disputa.
Pan de Guadalajara chama é acesa em  Teotihuacan (Foto: EFE)Chama do Pan de Guadalajara é acesa em Teotihuacan (Foto: EFE)
- A flama arderá em cada em cada um dos atletas participantes. Tomara que os ilumine para serem campeões e conquistem uma medalha – afirmou Felipe Muñoz Kapamas, presidente do Comitê Olímpico do México.
A cerimônia contou com alguns eventos especiais e um minuto de silêncio pela onda de violência que atingiu a cidade de Monterrey na quinta-feira. Na manhã deste sábado, Paola Langoria, mexicana do raquetebol, será a primeira atleta a carregar a tocha com o “Fogo Novo”
Daniel Aceves, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, na luta Greco-romana, receberá a tocha na sequência. Em média, cada atleta carregará a tocha por 300m. O percurso pode variar entre 20km, 30km e 40km nas cidades.
A viagem da tocha chegará ao fim no dia 14 de outubro, na cerimônia de abertura dos Jogos de Guadalajara, no estádio Omnilife.       
 Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário