Para figurar entre os favoritos ao acesso na Série B do Brasileiro, a Ponte Preta chegou pelas beiradas. No caso da vitória sobre o Oeste, neste sábado, literalmente. Com quatro gols originados em jogadas pelas laterais, a Macaca goleou por 5 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, e se consolidou no G-4. Rodinei, com um gol e duas assistências, e Alexandro, com dois gols, foram os principais destaques. Adrianinho e Roni completaram o passeio alvinegro. Fábio Santos marcou para o Oeste.
saiba mais
Quando o placar mostrava 3 a 1 para a Ponte, não teve como a torcida não lembrar da frustração contra o Atlético-GO, na semana passada, quando a Macaca vencia pela mesma vantagem, mas levou a virada com três gols em cinco minutos. Desta vez, no entanto, a Ponte estava vacinada e mostrou que aprendeu a lição. Os visitantes chegaram a empatar em 1 a 1, mas os donos da casa superaram o trauma. A presença de Renan, zagueiro, na lateral esquerda, foi a senha para a Macaca construir a vitória. Por lá, Rodinei e Cafu sobraram e desenharam três dos cinco gols. A expulsão de Serginho quando o jogo estava 1 a 1 também facilitou o trabalho dos campineiros, que já eram melhores em campo mesmo com a igualdade numérica.
O terceiro triunfo consecutivo faz a Macaca se firmar no grupo de acesso. O time segue na terceira colocação, mas agora tem 43 pontos e três de vantagem para o Ceará, em quinto. Já o Oeste perdeu a série invicta de quatro partidas e estacionou nos 27 pontos, ainda em alerta com a zona de rebaixamento.
As equipes voltam a campo na terça-feira. Em Goiânia, às 19h30, a Ponte defende o embalo contra o Vila Nova. O desafio do Oeste será em Pernambuco, onde terá pela frente o Santa Cruz, às 21h50, no Arruda.
Ponte deita e rola pelas laterais
O ritmo intenso da Macaca do início ao fim do primeiro tempo encurralou o Oeste. Uma jogada aos quatro minutos, com Cafu cruzando para Roni, mostrou que a aposta alvinegra seria pelas laterais. Renan, zagueiro improvisado na lateral esquerda do Oeste, que o diga. Ele foi a principal vítima das investidas de Cafu e Rodinei pelo setor. Três dos quatro gols da Ponte Preta nasceram por ali. O primeiro foi com Adrianinho, após lance de Rodinei, aos 16 minutos.
Apesar do domínio, a Macaca levou um susto quando Fábio Santos passou por três dentro da área e bateu cruzado para empatar, logo na sequência da abertura do placar. Mas Serginho, ao agredir Alexandro no chão e ser expulso, acabou com qualquer pretensão do Oeste de segurar o resultado e abriu o caminho para o passeio alvinegro. Com a vantagem numérica, a Macaca se soltou em campo e envolveu o Oeste, principalmente pelas laterais, onde nasceram os três gols seguintes. Na esquerda, o cruzamento de João Paulo encontrou a cabeça de Alexandro: 2 a 1. O camisa 9 voltou a marcar quando Rodinei passou por Renan e rolou para trás. Foi o sétimo dele na Série B, agora artilheiro isolado da equipe. Em nova parceria com Cafu, Rodinei não deu tempo para Renan respirar e logo depois deixou sua marca em linda jogada individual, mais uma vez deixando na saudade o zagueiro improvisado de lateral.
Renan foi para o vestiário de cabeça cheia e não voltou mais. Roberto Cavalo o sacou para a entrada de Lele e passou Everton Dias para a lateral. A mudança até que freou o ímpeto da Ponte pela direita. Mas a Macaca tinha outras armas. Roni apareceu na entrada da área e bateu no canto de Anderson para fazer o quinto dos campineiros, aos 14 minutos. Com o Oeste entregue e mais preocupado em não levar mais gols, a Macaca passou a administrar a posse e, mesmo sem perder o foco, a se poupar para o próximo compromisso. Afinal, o deste sábado já estava na conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário