© Fornecido por Grande Prêmio Lewis Hamilton (Foto: AFP))
Confira como foi a classificação da F1 na Malásia
Assim como havia sido o terceiro treino livre, a classificação também teve início com pista seca, mas com temperaturas elevadas em Sepang e alguma chance de chuva, dada as nuvens escuras no entorno do autódromo. E alguns dramas também, como na Ferrari. Depois de uma falha no fim da sessão 3 na Malásia, a equipe italiana decidiu trocar o motor de Sebastian Vettel e teve de trabalhar freneticamente no intervalo entre as duas atividades para deixar tudo pronto - mas não seria suficiente. Enquanto isso, a Mercedes seguia suas análises para escolher a melhor configuração na tentativa de surpreender a concorrência, já que vinha enfrentando problemas de acerto e não estava conseguindo se colocar forte, especialmente frente à esquadra vermelha. A Red Bull, enquanto isso, apenas tentava maximizar sua performance. Agora a equipe mais satisfeita era a McLaren, que apresentou enorme progresso em solo malaio.
Dito isso tudo, a sessão começou com os carros da Haas e da Sauber na pista. Logo depois, Lewis Hamilton veio, seguido de Kimi Räikkönen e os dois carros da Force India. Um minuto depois vieram Vettel e Valtteri Bottas. Interessante neste início de Q1 é que o tricampeão da Mercedes optou por usar os pneus macios em sua primeira tentativa de volta rápida, configuração repetida por Räikkönen e Bottas. Os demais todos escolheram os supermacios. Em termos de tempo, Pascal Wehrlein foi quem abriu a tabela com 1min34s655.
Aí Hamilton colocou realidade na folha de tempos ao virar 1min32s380. Mas o finlandês da Ferrari passou em 1min32s277 para assumir a ponta. Esteban Ocon, Sergio Pérez, Wehrlein, Romain Grosjean e Marcus Ericsson completavam a lista inicial. Vettel, por sua vez, percorreu somente uma volta de instalação e retornou logo em seguida, se queixando de problemas com o motor - era apenas o começo do drama do tetracampeão. Apesar de todo o esforço ao longo dos minutos seguintes, a Ferrari não conseguiu reparar a tempo o carro, o que impediu o #5 de voltar à pista, o jogando para a última colocação do grid. No fim, Seb apenas agradeceu o trabalho dos mecânicos nos boxes.Instantes depois, Hamilton voltou a se colocar à frente, virando a boa marca de 1min31s605. Aniversariante do dia, Max Verstappen também surgiu forte com 1min31s920, usando também os pneus macios. Bottas, Räikkönen e Daniel Ricciardo fechavam os seis primeiros. Detalhe aqui é que o australiano optou por andar com os supermacios neste início de classificação.
Ainda, o top-10 tinha os seguintes nomes: Ocon, Pérez, Stoffel Vandoorne, Felipe Massa e Fernando Alonso. Já a zona de eliminação tinha, então, o estreante Pierre Gasly, Werhlein, Grosjean, Ericsson e Vettel, mas este sem tempo.
No fim, Massa subiu para a quinta posição da tabela. Quem também melhorou e conseguiu assegurar uma vaga no Q2 foi Gasly, que pulou para um bom oitavo posto. Assim, os limados desta primeira fase da classificação foram: Grosjean (16º), Magnussen (17º), Wehrlein (18º), Ericsson (19) e Vettel (20º).
Massa é limado no Q2
Massa é limado no Q2
A fase intermediária da classificação teve início com as duas Mercedes na pista. E ambas com os pneus supermacios agora. Valtteri Bottas saiu à frente de Lewis Hamilton. Mas foi o inglês quem virou mais veloz, andando em 1min31s009. O tempo do tricampeão impressionou, mas Kimi Räikkönen, que veio logo na sequência, foi ainda melhor: 1min30s926 - e um novo recorde para a pista malaia. Só que o finlandês não foi o único na casa de 1min30s. Max Verstappen também se colocou forte ao cruzar a linha de chegada apenas 0s005 mais lento que o líder nórdico. Bottas e Daniel Ricciardo completavam os cinco primeiros.
Já o pelotão intermediário tinha Esteban Ocon na liderança, com a sexta melhor marca. Nico Hülkenberg aparecia em sétimo, logo à frente de Felipe Massa e Fernando Alonso. Jolyon Palmer fechava o grupo dos momentaneamente classificados para o Q3. Na tentativa de recuperação estavam Stoffel Vandoorne, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Pierre Gasly e Lance Stroll.
A sessão, então, ganhou uma breve pausa até que Bottas decidiu que era hora de voltar para os instantes finais. O finlandês foi seguido por quase todo mundo do grid, com exceção de Räikkönen, que não quis saber de colocar a Ferrari na pista. Entre os ponteiros, o nórdico da Mercedes pulou para a frente com 1min30s803. Pérez também assegurou vaga ao virar o sexto posto. E quem acabou fora foi Massa, que não passou do 11º lugar.
Assim, Bottas, Räikkönen, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Pérez, Ocon, Hülkenberg, Vandoorne e Alonso foram para a fase final da classificação. Enquanto isso, Felipe, Palmer, Stroll, Sainz e Gasly foram os eliminados.
A fase final da classificação seguiu o roteiro da fase anterior. Ou seja, as duas Mercedes foram à pista, seguidas por Kimi Räikkönen, Max Verstappen e Daniel Ricciardo. E foi nesta primeira tentativa que o inglês assegurou a 70ª pole da carreira. O tricampeão voou em estabeleceu um novo recordo ao assinalar 1min30s076. Quem mais se aproximou do líder do campeonato foi o finlandês da Ferrari, que precisou de uma segunda tentativa para ameaçar o britânico. No fim, Kimi ficou a 0s045 de Lewis.
A terceira posição do grid será de Verstappen, que vai dividir a segunda fila com Daniel Ricciardo. Esteban Ocon foi o melhor da Force India e vai abrir a sexta colocação, seguido por um forte Stoffel Vandoorne, que bateu o companheiro de McLaren, Fernando Alonso, que vai sair em décimo. Entre eles, Nico Hülkenberg (oitavo) e Sergio Pérez (nono).
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
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