Penta moderno: no Castelão, Ceará pode superar 1979 e 2000 por título Em 1979, o Ferroviário estragou as metas alvinegras, abocanhando o título do estadual. Em 2000, coube ao Fortaleza calar o Vovô, em gol de Daniel Frasson

Um penta nítido aos olhos do futebol moderno. Poderia ter sido em 1979 ou no ano 2000. Nos dois casos, o Ceará foi frustrado por Ferroviário e Fortaleza, respectivamente. Mas, para o Vovô, a nova oportunidade chega em menos de uma semana. A vitória do Tricolor do Pici na primeira decisão do Campeonato Cearense, no último domingo, demanda mais esforço aos comandados de Silas Pereira na missão de escrever um fim diferente para ocasiões aparentemente similares. 

Ceará, Fortaleza, Clássico-Rei, Arena Castelão, Cearense, Final, Ricardinho (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)
Ceará perdeu para o Fortaleza no Castelão e tem embate domingo na busca pelo penta (Foto: Kid Júnior/Agência Diário)

No próximo domingo (3), às 16 horas, na Arena Castelão, o Vovô precisa necessariamente do resultado positivo para levantar o troféu estadual, que, segundo a própria diretoria do clube, é tão importante quanto a taça da Copa do Nordeste. O GloboEsporte.com/ce relembra os tetracampeonatos do Ceará e os tropeços nos anos de 1970 e 2000. Memórias que, em Porangabuçu, podem ser superadas neste maio de 2015. 
01
UM FERROVIÁRIO NO MEIO DO CAMINHO

SAIBA MAIS
Fortaleza vence Ceará em um tempo e abre vantagem na final cearense
"Às vezes, precisa de um placar desse para acordar", diz Silas sobre derrota

"Derrota não irá atrapalhar o Ceará na quarta-feira", rechaça Marcos Aurélio
O Vovô foi para o estadual de 1979 embalado pelo emocionante tetra comemorado no ano anterior. Em 1978, o Ceará perdeu o turno inicial para o Fortaleza. No segundo, foi comandado por Moésio Gomes, nome que era associado justamente ao time do Pici. A receita - aposta do presidente da época Eulino Oliveira - funcionou. Tiquinho, aos 45 minutos do segundo tempo, fez o gol do tetracampeonato do Vovô, que atuava com: Sérgio Gomes; Júlio, Artur, Darci e Dodô; Edmar, Erasmo e Amilton Melo; Jangada, Ivanir e Tiquinho. 
No ano seguinte, a felicidade não foi a mesma para os alvinegros. A expectativa de repetir o feito de 1919 - quando o Ceará foi pentacampeão estadual - caiu diante do Ferroviário na final. A partida foi no antigo Castelão. Na final do Campeonato Cearense de 1979, o primeiro revés do Vovô diante do Ferrão veio no jogo de ida: 1 a 0, com gol de Celso Gavião para o Tubarão da Barra. No duelo de volta, o Ceará não reagiu e levou um sufoco ainda mais amplo: 3 a 0 para o Ferroviário, com dois gols de Paulo César e um de Babá. Era o ponto final na trajetória iniciada em 1975 pelo time alvinegro. 
02
DANIEL FRASSON: FIM DE UM SONHO NO JUNCO


Fortaleza, Ceará, Campeonato, Cearense, 2000, Campeão (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Em 2000, a taça do Cearense ficou com o Fortaleza (Foto: José Leomar/Agência Diário)  

Outra sensação parecida demorou 21 anos para surgir. Em 2000, o Ceará novamente alimentou o desejo do pentacampeonato. De 1996 até o ano de 1999, o torcedor do Vovô vibrou no estadual. E, neste último ano, título veio sem muita dificuldade diante do extinto Juazeiro Empreendimentos, time que estreava justamente naquela edição do Cearense. Na decisão, no dia 21 de julho, os dois times não deixaram o placar de 0 a 0, e o Vovô ficou com o quarto título seguido. 
Em 2000, no entanto, o Fortaleza atravessou o caminho. Incomodou e tirou do time de Porangabuçu o troféu do Cearense. A final foi na cidade de Sobral, distante cerca de 230 quilômetros da Capital do estado. O estádio Castelão passava por reforma, enquanto o Presidente Vargas tinha a segurança contestada para o jogo. Com gol de Daniel Frasson, o Fortaleza ficou de vez com o campeonato daquele ano. João Marcelo marcou para o Ceará. Mas o time do Pici dependia somente de um empate. Era o 31º título do Tricolor do Pici no estadual, em 16 de julho.
O Vovô jogou na decisão do ano 2000 com: Jefferson; Wellington, Augusto, Max Sandro e João Marcelo (Sérgio Lobo); Gilmar Serafim, Souza, César (Jardel) e Claudinho Baiano; Reinaldo (Claudinho Paulista) e Alex Mineiro. O treinador naquele ano era Arnaldo Lira. 
O Ceará encara o Fortaleza, novamente, pela segunda partida da final do Cearense, no próximo domingo (3), na Arena Castelão, às 16 horas. Um simples vitória dá o título ao Vovô. Mas antes, na quarta-feira (29), o time alvinegro encara o Bahia, na decisão da Copa do Nordeste, e joga pelo empate às 22 horas, também no Castelão. 



 Varjota  Esportes - Ce.          /            Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário