A uma prova do passaporte alemão, Rafinha rebate: "Se antes não servia..." Lateral diz que "realidade" era não estar sendo convocado, afirma não ter medo das críticas que recebeu e avalia: "Não vi nenhum torcedor ou a imprensa me pedindo"

Rafinha Bayern (Foto: Reprodução / Facebook)Rafinha não se vê fazendo parte do futuro da seleção brasileira (Foto: Reprodução / Facebook)
Rafinha leu e ouviu bastante desde a última terça-feira. A notícia de que o lateral-direito do Bayern de Munique havia pedido a dispensa da seleção brasileira lhe rendeu comentários de apoio e, sobretudo, ofensas gratuitas nas redes sociais. O jogador do Bayern de Munique se defendeu dos críticos: disse que a “realidade” era não estar sendo chamado por Dunga, como já havia acontecido com Felipão - jogou um amistoso contra a África do Sul, às vésperas da Copa do Mundo, mas foi ignorado na sequência.

Rafinha também não esteve no Chile, onde o Brasil disputou a Copa América em junho passado. Poderia visitar o país nas eliminatórias que começam em outubro, já na primeira rodada, mas optou por seguir na Alemanha, onde atua há mais de uma década – período que pode crescer com uma iminente renovação de contrato. Ele seguirá estudando à espera da prova que poderá lhe dar o direito de tirar o passaporte alemão...

- Não vi nenhum torcedor ou membro da imprensa me pedindo na Seleção. Não vi ninguém fazendo isso, dizendo que eu deveria ser convocado ou falar o meu nome. Se antes não estava servindo, por que agora iria servir? Sempre estive à disposição da Seleção, fiquei muito feliz no momento, mas não me vejo fazendo parte – disse ao GloboEsporte.com.
Rafinha Lewandowski Bayern (Foto: AP)  

Brasileiro de Londrina-PR, Rafinha ratificou que não houve qualquer contato com a Federação Alemã de Futebol (DFB) sobre uma possível convocação. Segundo ele, os rumores ganharam corpo com os elogios de seus companheiros de Bayern.

- Se (Philipp) Lahm deu uma declaração dizendo que gostaria de me ver na seleção alemã, o que eu posso fazer? O (Manuel) Neuer e Thomas (Müller) falaram que eu cairia muito bem. Como impediria um dos maiores ídolos do Bayern, o maior lateral do mundo, nós ganhamos 16 títulos juntos, de falar sobre mim? E eu tenho que achar ruim? Por que não vou ficar feliz? Mas eu nunca falei nada disso, não tenho nada a ver. É o que tenho a dizer.

Confira a entrevista completa abaixo:

GloboEsporte.com: O que o levou a tomar essa decisão?
Rafinha: Fiquei muito feliz de ser convocado, mas não vejo como concorrência por não estar fazendo parte, por não estar disputando mesmo uma vaga na lateral. Tive que analisar bem a situação com a minha família e cheguei à conclusão que era melhor pedir a liberação. Tenho que ser realista. Conversei com o Gilmar, falei qual era o meu pensamento, ele entendeu minha situação, a história que eu tenho aqui na Alemanha. Claro que quero ir para a Seleção, quando fui sempre me dediquei ao máximo. Mas o momento é de não estar fazendo parte, achei melhor pedir a liberação.

Por que você acha que foi convocado depois de tanto tempo ignorado?
Quando você não disputa uma competição (Copa do Mundo e Copa América), não está sendo convocado, passa o ano todo de amistosos e você não está nos planos... Essa é a realidade. O futebol é assim, tenho que pensar que já tenho 30 anos, não sou mais um garoto de 18 
Rafinha
Estou jogando no Bayern há cinco anos, sendo campeão todo ano. Meu nome nunca vai cair por acaso, quem vê futebol sabe que sou brasileiro e estou aqui. Trabalho com um dos melhores treinadores do mundo, que é o Guardiola. Qualidade eu tenho, não preciso falar para ninguém me ver. Só o Dunga pode responder por que eu fui convocado, mas eu também não preciso saber. Se não fiz isso antes, quando fui chamado, também não vou fazer isso agora. Mas, claro, quando você não disputa uma competição (Copa do Mundo e Copa América), não está sendo convocado, passa o ano todo de amistosos e você não está nos planos... Essa é a realidade. O futebol é assim, tenho que pensar que já tenho 30 anos, não sou mais um garoto de 18.

Como foi a conversa com o Gilmar Rinaldi?
Liguei para o Gilmar, conversei na boa, ele me entendeu perfeitamente. Entramos em acordo para resolver isso, algo que não ficasse ruim nem para mim nem para a CBF. Deu tudo certo, sem discussão, discórdia, nem nada.

Teme as repercussões como no caso Diego Costa?

Não tenho medo de ninguém. Toda vez que fui para a Seleção correspondi da melhor forma. Não vi nenhum torcedor, membro da imprensa, me pedindo na Seleção. Não vi ninguém fazendo isso, dizendo que eu deveria ser convocado ou falar o meu nome. Se antes não estava servindo, por que agora iria servir? Sempre estive à disposição da Seleção, fiquei muito feliz no momento, mas não me vejo fazendo parte. Sou muito grato ao Dunga, ele realizou o meu sonho de vestir a camisa da Seleção pela primeira vez.
Rafinha Thiago Alcântara Bayern (Foto: Reprodução / Facebook) 



De onde acha que surgiram os rumores de você defender a seleção alemã?

Cada um interpreta de uma forma. Às vezes as pessoas que não me acompanham ficam xingando. Mas eu entendo, é torcedor, e não ligo para isso. Eu nunca tive contato com ninguém da Federação Alemã (DFB), nunca ninguém me falou nada. Estou há 11 anos na Alemanha e vejo meu futuro aqui. Tenho mais dois anos e meio de contrato com o Bayern, estou prestes a renovar, não tenho motivo para não fazer isso. Será útil para minhas filhas, para o meu futuro.

Agora, se (Philipp) Lahm deu uma declaração dizendo que gostaria de me ver na seleção alemã, o que eu posso fazer? O (Manuel) Neuer e Thomas (Müller) falaram que eu cairia muito bem. Como impediria um dos maiores ídolos do Bayern, o maior lateral do mundo, nós ganhamos 16 títulos juntos, de falar sobre mim? E eu tenho que achar ruim? Por que não vou ficar feliz? Mas eu nunca falei nada disso, não tenho nada a ver. É o que tenho a dizer.

E se Joachim Löw decidisse convocá-lo? Você pode não ser autorizado pela Fifa a defender outro país...

Não quero tirar passaporte por causa da Seleção. Vou tirar e se um dia acontecer alguma coisa eu posso pensar. Mas jamais tiraria o passaporte por causa da seleção alemã, não tem cabimento. Não sei nem se técnico me pensa no time dele, como vou falar uma coisa dessa? Vou tirar porque quero, depois que tiver ele em mãos aí é outra história, tudo pode acontecer. Estou fazendo isso agora porque é útil para a minha vida, não por causa do futebol.

O que falta para você conseguir o passaporte?

No meio do mês que vem eu vou fazer a prova. Estou estudando faz algum tempo para poder pegar o passaporte. 


  Varjota  Esportes - Ce.            /            Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário