Zico segue firme em sua intenção de se tornar presidente da Fifa. Pré-candidato para as eleições que acontecem no ano que vem, o ídolo do Flamengo se manifestou nesta segunda-feira, através de seu perfil oficial no Facebook, e cobrou medidas da entidade máxima do futebol a respeito dasinvestigações envolvendo Joseph Blatter e Michel Platini. Ambos estão na mira da Procuradoria-Geral da Suíça.
- O Comitê de Ética da FIFA não pode se omitir agora! Precisa agir com muita transparência, divulgando todos os seus procedimentos para que as reformas e as eleições da FIFA não sejam contaminadas pela suspeita de corrupção. Democracia e Transparência já! - disse Zico em sua postagem. Na carta aberta, Zico cobra transparência ao Comitê de Ética da Fifa e lembra que outros membros do Comitê Executivo, como Jack Warner e Mohammed Bin Hammam, foram punidos ao terem seus nomes vinculados ao escândalo deflagrado por autoridades americanas, em maio. O Galinho de Quintino tratou o caso como determinante para evitar suspeitas a respeito do pleito do ano que vem.
Joseph Blatter foi enquadrado em dois artigos do Código Penal da Suíça, por suspeita de apropriação indébita e má gestão, podendo pegar até dez anos de prisão. Uma das acusações é de um contrato assinado entre o dirigente e o ex-presidente da Concacaf, Jack Warner, em 2005, que teria sido "desfavorável para a Fifa".
Além disso, Blatter é suspeito de ter feito um "pagamento indevido" no valor de 1,3 milhão de libras (R$ 8 milhões) para o presidente da Uefa. Segundo Blatter e Platini, esse pagamento, questionado pelo jornal inglês “The Telegraph”, foi feito em fevereiro de 2011, com a justificativa de "trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002". A publicação aponta que o francês teria recebido para não disputar as últimas eleições para o cargo máximo da Fifa, deixando o caminho livre para mais uma reeleição do suíço.
Confira abaixo a carta aberta de Zico:
Carta Aberta ao Comitê de Ética da FIFA
O procedimento criminal da Promotoria Suíça contra o Presidente da FIFA requer esclarecimentos imediatos! Ainda mais porque envolve o Presidente da UEFA e pré-candidato à Presidente da FIFA, Michel Platini.
O Comitê de Ética da FIFA, sem nenhum impulso das autoridades estatais, já tomou providências em relação à outros membros do Comitê Executivo como Jack Warner e Mohammed Bin Hammam.
O Comitê de Ética da FIFA não pode se omitir agora!
Precisa agir com muita transparência, divulgando todos os seus procedimentos para que as reformas e as eleições da FIFA não sejam contaminadas pela suspeita de corrupção.
Democracia e Transparência já!
Zico
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário