Grêmio resgata 'grandeza e respeito' com melhor campanha fora de casa Sob comando de Luxemburgo, Tricolor soma 47% de aproveitamento como visitante, marca recorde do clube na era dos pontos corridos


Luxemburgo exalta novo patamar do Grêmio
(Foto: Wagner Meier / Ag. Estado)
O título pode estar distante, porém a grandeza e o respeito voltaram a ser realidade. É, ao menos, o que pensaVanderlei Luxemburgo ao falar do Grêmio. Com a melhor campanha do clube como visitante na era dos pontos corridos, o treinador espera confirmar a vaga à Libertadores e criar as condições para o trabalho ter prosseguimento na próxima temporada.
- Nosso objetivo, agora, é a vice-liderança. Entrar direto na Libertadores. É o caminho que temos de buscar. Fui contratado para isso: recuperar a grandeza de jogar fora de casa e ser respeitado. Ter empatia em casa com o torcedor. Ter jogadores com brio e com vontade de jogar no clube. Não tenho dúvida que isto dará resultado. Ano que vem com Libertadores e Arena... Quero ficar - analisou Luxa após o empate com o Fluminense na quarta, no Rio de Janeiro.
Este ponto somado, aliás, fez o Grêmio chegar a 23 conquistados longe do Olímpico, o segundo melhor rendimento – está atrás do Fluminense. Algo planejado, afinal, técnico e jogadores falam antes dos jogos que, independentemente do local e do adversário, atuarão pela vitória, o que apaga a recente imagem de clube caseiro - ganhou uma partida fora apenas em 2009 e sofreu derrotas traumáticas em 2011. 
- O objetivo é conquistar o que puder até o fim do ano. Queremos a vaga direto para a Libertadores e ainda temos a Sul-Americana, que é outra competição que estamos querendo. Só depende de nós - completou Elano. 
Grêmio como visitante
2012 - 47% (3º lugar)

2011 - 26% (12º lugar ao final)

2010 - 45% (4º lugar ao final) 

2009 - 14% (8º lugar ao final) 

2008 - 45% (2º lugar ao final) 

2007 - 31% (6º lugar ao final) 

2006 - 43% (3º lugar ao final) 
O aproveitamento neste ano, no Brasileirão longe do Olímpico, é de mais de 47%, com seis vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Em comparação com o percentual das outras edições de Nacional desde 2006 (quando os pontos corridos passaram a ter 20 clubes), é o melhor desempenho. Nos anos de 2006, 2008 e 2010, há números semelhantes e, o bom sinal, o resultado foi a tão sonhada vaga à Libertadores.
O Grêmio tem ainda três jogos como visitante (Bahia, Portuguesa e Figueirense). E, neste domingo, com os sócios definindo o novo presidente, começará a tomar forma o planejamento da próxima temporada. Paulo Odone revelou ter acertado a permanência de Luxa. Homero Bellini Jr. Pretende mantê-lo. E Fábio Koff disse ser admirador do atual trabalho.

Antes, porém, o Grêmio treina no Rio de Janeiro na quinta e na sexta para, no sábado, receber o Coritiba no Olímpico. 


        Varjota  Esportes - Ce.            /          Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário