Mayra Aguiar é bicampeã mundial de judô!
Nesta sexta-feira, em Budapeste, a judoca gaúcha venceu a japonesa Mami Umeki, ganhadora em Astana-2015, na decisão para conquistar pela segunda vez na carreira o título na categoria até 78kg.
Ela, assim, repete a campanha de Chelyabinsk-2014 e fez história no esporte brasileiro ao se tornar a primeira mulher bicampeã mundial em qualquer modalidade individual olímpica. Esta foi a quinta vez em que Mayra subiu ao pódio em Mundiais - tem também uma prata e dois bronzes.
Com desempenho perfeito nas preliminares, vencendo todas as suas três lutas por ippon - com direito a revanche sobre francesa que a bateu na semifinal dos Jogos do Rio em 2016 -, Mayra chegou à decisão do Mundial após bater a japonesa Ruika Sato, por um waza-ari.
Mayra foi a primeira brasileira a entrar no tatame da Laszlo Papp Arena, em Budapeste, nesta sexta-feira, e começou avassaladora com duas vitórias em sequência sobre a jovem Klara Apotekar, da Eslovênia, e sobre a austríaca Bernadette Graf.
Nas quartas, o reencontro com Audrey Tcheuméo um ano após perder a semifinal olímpica para a francesa. Na luta, Mayra chegou a ser punida duas vezes, mas conseguiu projetar a rival, pontuando com um waza-ari e imobilizando, na sequência, fazendo Tcheuméo desistir do combate. Ippon e vaga na semifinal para a brasileira.
A quarta luta foi a mais tensa, com punições para os dois lados.
Cada atleta levou dois shidos e ficaram no limite da eliminação pelo terceiro, até que Mayra conseguiu projetar Sato e marcar um waza-ari a um minuto do fim do combate. A japonesa veio para cima, mas a experiência de oito participações em mundiais pesou a favor de Mayra, que conseguiu defender-se e evitar o terceiro shido para garantir-se em mais uma final de Mundial.
Varjota Esportes - Ce. / MSN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário