Conmebol elimina o Boca, e River Plate encara o Cruzeiro nas quartas Clube xeneize acaba punido pelo composto de pimenta jogado contra os rivais no clássico da Bombonera. Primeiro duelo entre brasileiros e argentinos será quinta-feira

 


O Boca Juniors está eliminado da Copa Libertadores. A Conmebol anunciou a decisão na noite deste sábado, depois de receber a defesa do clube xeneize, em sua sede em Luque, no Paraguai. O clube foi punido após atletas do River Plate serem atingidos por um composto de pimenta quando retornavam ao segundo tempo do confronto na Bombonera, pelas oitavas de final da competição, na última quinta-feira (relembre no vídeo acima). Com isso, o grupo comandado por Gallardo avança às quartas de final e será o adversário do Cruzeiro. A primeira partida acontece quinta-feira, em Buenos Aires.
Leia: Substância tóxica causa inflamação no cérebro de jovem do River Plate 


Boca x River - torcida (Foto: EFE)
Torcedores do Boca Juniors durante o clássico com o River, na Bombonera (Foto: EFE) 

No fim das contas, a punição ao Boca foi considerada relativamente branda. Além da eliminação, já esperada, mas que não se estende aos futuros torneios, o clube foi condenado a disputar quatro partidas em portões fechados e não terá direito a ingressos de visitantes em outros quatro jogos, todos válidos em competições da Conmebol - por fim, terá de pagar multa de 200 mil dólares (cerca de R$ 600 mil). O Boca tem até sete dias para entrar com um recurso na Câmara de Apelações da Conmebol. 
- Trata-se, sem dúvida, de uma decisão emblemática, onde se aplicou severa sanção a um clube de tradição. Os clubes sul-americanos precisam se adaptar a esta nova fase da Conmebol, que desde 2013, com a criação do Tribunal de Disciplina, age com rigor e celeridade no que diz respeito à disciplina e moralidade do futebol. O recado está dado: vandalismo e indisciplina não são bem vindos na Libertadores - afirmou o brasileiro Caio Rocha, presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol, que participou da reunião em que se decidiu a punição ao Boca.

Comunicado da Conmebol confirma eliminação do Boca na Libertadores (Foto: Divulgação) 

Comunicado da Conmebol confirma eliminação do Boca na Libertadores (Foto: Divulgação) 

Se não houve segundo tempo na partida de quinta, torcedores de Boca e River levaram a rivalidade para as ruas, mas a milhares de quilômetros de distância. Enquanto acontecia o julgamento, os xeneizes foram para frente a Bombonera e promoveram um panelaço. Já adeptos do time de Nuñez levaram bandeiras e acessórios para porta da sede da Conmebol, no Paraguai. A expectativa cresceu à medida em que a entidade demorou para anunciar a decisão. 

Veículos de comunicação da Argentina especularam bastante a respeito das possíveis sanções ao Boca e era quase que unanimidade que a continuidade nesta edição da Libertadores estava fora de cogitação. Com o advogado brasileiro Eduardo Carlezzo na comitiva, o clube da Bombonera apresentou seus argumentos para o episódio da última quinta-feira e pleiteou a realização do segundo tempo da partida. Não deu certo.
O incidente

Jogo de volta das oitavas de final da Taça Libertadores, o clássico entre Boca e River, na Bombonera, foi suspenso antes do começo do segundo tempo, com o placar em 0 a 0, depois que os atletas visitantes foram atingidos por gás de pimenta no túnel que levava até o gramado. Com muitos jogadores afetados pelo incômodo, o árbitro optou por paralisar a partida por mais de uma hora, antes de suspendê-la. 




 Varjota  Esportes - Ce.           /           Globoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário