Nem o mais pessimista dos brasileiros imaginaria uma derrota de Bruno Soares e Marcelo Melodiante da Croácia. Favoritos e há oito jogos invictos na Copa Davis - inclusive com uma vitória sobre os irmãos Bryan - eles foram surpreendidos neste sábado pela grande atuação de Ivan Dodig que, ao lado de Franko Skugor, conseguiu o improvável triunfo por 3 sets a 1, parciais de 6/0, 4/6, 7/6(2) e 7/6(3) em 3h30 de confronto. Desta forma, a Croácia abre vantagem na disputa com 2 a 1 e fica a uma vitória de voltar ao Grupo Mundial.
- Nós também nos surpreendemos com o resultado no primeiro set, mas sabíamos que os outros sets seriam mais duros e que tínhamos que continuar bem. A torcida estava incrível hoje. Nós ganhamos desta vez, mas ainda espero ter muitos confrontos com o Brasil - disse o simpático Ivan Dodig.
Marcelo Melo e Bruno Soares sofreram dura derrota para croatas (Foto: Cristiano Andújar / CBT)
O público compareceu em grande número ao Costão do Santinho para acompanhar o confronto de duplas e incentivou o tempo todo os tenistas da casa. Porém, o pneu aplicado pelos croatas no primeiro set foi o prenúncio de que as coisas se complicariam. Bastante agressivos, Bruno e Marcelo não contavam com a regularidade de Dodig, parceiro de Melo no circuito mundial e com os próprios erros em pontos decisivos. Os brasileiros ainda salvaram dois match points no quarto set antes, mas viram os croatas serem mais eficientes nos tie-breaks. Custou caro também o baixo aproveitamento nas chances de quebra. Foram 13 break points no jogo e apenas dois confirmados.
- Foi um jogo duro. O Ivan (Dodig), a gente sabe o nível que ele pode jogar. Entramos muito abaixo no primeiro set. O jogo começou no segundo set, tivemos várias chances de breaks e isso foi decisivo para o jogo. No tiebreak do terceiro set foram três bolas (dos croatas) na linha. Infelizmente, jogaram bem. São dois jogadores de nível. Tentamos o máximo, mas não deu - disse Marcelo ao SporTV após o confronto.
+ Leia mais:Mesmo instável, Bellucci abre série contra Croácia com vitória sobre Delic+ E ainda:Feijão luta, levanta torcida, mas Coric vence e empata confronto com o Brasil
Para voltar à elite da Copa Davis, o Brasil terá que vencer os dois duelos de simples neste domingo. Às 10h (de Brasília), será a vez de Thomaz Bellucci enfrentar o jovem Borna Coric. Caso o brasileiro vença, Feijão entra em quadra em seguida para o último confronto contra Mate Delic. A Croácia ainda poderá fazer mudanças nos jogadores que estarão em quadra até uma hora antes das partidas. Ou seja, há chances de Ivan Dodig jogar no lugar de Delic.
O SporTV transmite ao vivo os duelos entre Brasil e Croácia pela Copa Davis. O SporTV.comacompanha o torneio por seleções com vídeos e notícias direto de Florianópolis e o Tempo Real das partidas. Assinantes do Canal Campeão também podem assistir às partidas pelo SporTV Play na internet.
O jogo
O favoritismo do brasileiro acabou logo que foi jogado o primeiro game. Com boas devoluções, Dodig complicou o saque de Bruno Soares e a Croácia rapidamente conseguiu a quebra. Mais soltos, os croatas mantiveram a calma e contaram com um certo nervosismo dos brasileiros, que erravam não só algumas jogadas, como escolhas de posicionamento. Bastaram apenas 26 minutos para Dodig e Skugor aplicarem um massacre com seis games consecutivos, aplicando um pneu (6/0) sobre os brasileiros. Foram 28 pontos a 15 em favor dos croatas.
Na volta para o segundo set, Marcelo e Bruno conseguiram anotar seu primeiro game confirmando o serviço. João Zwetsch e os jogadores usaram a torcida como motor e vibraram muito, provavelmente tentando intimidar os rivais. A tática funcionou ao menos para o lado dos brasileiros, que passaram a jogar com mais confiança e endureciam cada saque da Croácia. Depois de terem a chance do break no sexto game, a quebra veio no oitavo, para o Brasil anotar 5/3. Bruno sacou bem e garantiu o set, levantando o público no Costão do Santinho.
O sol que castigava os jogadores deu uma amenizada com o aparecimento de algumas nuvens sobre a quadra. O terceiro set seguiu equilibrado, com Dodig e Skugor ameaçando o saque dos brasileiros no quarto game. No quinto, foi a vez de Melo e Soares complicarem bastante as coisas para os rivais em um longo game de 15 minutos, mas os croatas conseguiram confirmar após salvarem sete break points. O jogo seguiu igual até a disputa do tie-break. E, no game desempate, brilhou a estrela de Ivan Dodig. O croata acertou dois lindos lobs e foi fundamental na vitória por 7-2.
O que já estava complicado se tornou ainda mais difícil no sétimo game. O Brasil continuava sem aproveitar as chances de quebra e viu Dodig contar com a sorte no sétimo game em uma bola que bateu na fita, subiu e morreu no fundo da quadra, para consolidar a quebra e fazer 4/3. Dodig e Skugor sacaram para o set e a torcida brasileira tentou jogar junto, vaiando muito o saque do principal jogador de duplas da Croácia. A pressão funcionou. Os brasileiros salvaram dois match points e devolveram a quebra no voleio de Marcelo na rede. A torcida continuou jogando junto e, mais uma vez em dificuldades, Melo e Soares salvaram um break point antes do jogo seguir para novo tie-break. Os brasileiros erraram muito, sacaram mal e viram os croatas abrirem vantagem no fim. Dodig sacou com três match points e fechou o jogo num voleio de Bruno na rede.
RESULTADOS E PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 18
Thomaz Bellucci 3 x 1 Mate Delic - 6/1, 6/4, 3/6 e 6/4
Thomaz Bellucci 3 x 1 Mate Delic - 6/1, 6/4, 3/6 e 6/4
Sábado, dia 19
Borna Coric 3 x 0 João Souza - 6/4, 7/6(5) e 6/1
Ivan Dodig / Franko Skugor 3 x 1 Marcelo Melo / Bruno Soares - 6/0, 4/6, 7/6(2) e 7/6(3)
Borna Coric 3 x 0 João Souza - 6/4, 7/6(5) e 6/1
Ivan Dodig / Franko Skugor 3 x 1 Marcelo Melo / Bruno Soares - 6/0, 4/6, 7/6(2) e 7/6(3)
Domingo, dia 20
10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
Em seguida - João Souza x Mate Delic
10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
Em seguida - João Souza x Mate Delic
Varjota esportes - Ce. / Globoesporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário