Bernardinho anuncia lista para a Liga Mundial e inclui Ricardinho Levantador, que estava afastado desde julho de 2007, volta à seleção. Equipe brasileira enfrenta Canadá, Finlândia e Polônia, pelo grupo B


Ricardinho está de volta à seleção brasileira para a
disputa do Pré-Olímpico (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Após divulgar a lista com os 25 nomes pré-inscritos na Liga Mundial 2012, o técnico Bernardinho anunciou nesta sexta-feira os 18 convocados finais com uma trégua na desavença que durou quase cinco anos. A competição, que começa no dia 18 de maio, será um marco para  Ricardinho: o levantador  volta ao grupo pela primeira vez desde que foi cortado às vésperas do Pan de 2007. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, Finlândia e Polônia. 
Ricardinho, ex-capitão da seleção, liderou a campanha do ouro olímpico em Atenas e a conquista dos Mundiais de 2002 e 2006. Em 2010, chegou a ser relacionado em uma pré-lista para a Liga Mundial, mas não foi chamado na convocação definitiva.
- Somos duas feras que brigam, lutam, cada um com seu perfil, mas o mesmo gênio. Foi uma situação muito chata em 2007, não sei bem por que aconteceu. Mas quero que ele saiba que eu o admiro e o respeito muito - disse Ricardinho sobre Bernardinho pouco antes das finais da Superliga deste ano.
Com Ricardinho na lista, Marlon, do RJX, está fora. Os convocados são os levantadoresBruninho (Florianópolis) e Ricardinho (Vôlei Futuro); os opostos Wallace (Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (Rio de Janeiro), e Renan (São Bernardo); os centrais Éder (Florianópolis), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (Rio), os ponteiros Giba (Florianópolis), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (Rio), Lucarelli (Minas) e Maurício Borges (Cruzeiro) e os líberos Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro).
O grupo se apresentará no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), na próxima terça-feira. A primeira parada da seleção brasileira será no Canadá, onde o Brasil jogará nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Ricoh Coliseum, em Toronto. De lá, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho seguirá para Katowice, na Polônia, onde jogará nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no ginásio Spodek.
Na terceira fase, a seleção estará em casa, no ginásio Adib Moysés Dib (Poliesportivo), em São Bernardo do Campo (SP), nos dias 8, 9 e 10 de junho. Na última etapa, os quatro países jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho.
A fase final da Liga Mundial 2012 será em Sofia, na Bulgária, de 4 a 8 de julho, entre seis times - os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede - que estarão divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada um avançam para as semifinais do campeonato. 
  
  Varjota Esportes - Ce.  /   Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário