Depois de partidas decisivas pela Copa do Brasil, Ceará e Fortaleza voltam seus focos para as semifinais do Campeonato Cearense. Do outro lado, seus adversários, Tiradentes e Horizonte, respectivamente, passam toda esta semana concentrados apenas em seus rivais.
No Domingão, o Horizonte receberá o Fortaleza, no próximo domingo, às 16h. No mesmo dia e horário, o Tiradentes vai enfrentar o Ceará no estádio Presidente Vargas. Com melhores campanhas, Ceará e Fortaleza têm algumas vantagens.
saiba mais
O Tricolor decide a parada contra o Horizonte em casa, mas não joga por dois empates. O regulamento da competição garante que, caso haja empate em pontos ganhos, avança quem tiver melhor saldo nas semifinais ou, em segundo caso, quem marcar mais gols na casa do adversário. A melhor campanha na fase classificatória é apenas o terceiro critério de desempate.
Desta forma, o Horizonte pode até se classificar com dois empates com o Fortaleza, caso marque mais gols fora de casa, por exemplo. Esta situação não vale, no entanto para o confronto entre Ceará e Tiradentes, já que ambos são da mesma cidade.
Por esta razão, as disputas prometem ser emocionantes. O GLOBOESPORTE.COM elaborou um guia com os pontos fortes e fracos das quatro equipes que ainda seguem firme na luta pelo título estadual. Confira abaixo também o que fez cada um dos times para chegar até este momento decisivo.
Ceará ganhou força com PC
O Ceará viveu momento atípico neste Estadual e teve três técnicos diferentes durante a fase classificatória da competição. Começou o ano com Dimas Filgueiras. O Soldado Alvinegro resolveu sair de cena, alegando problemas de saúde, e deu lugar a Lula Pereira. No entanto, o novo treinador não convenceu a torcida, foi bastante criticado - apesar de sofrer apenas uma derrota - e, após seu sexto jogo, deixou o comando do clube.
PC Gusmão assumiu o Ceará em um momento conturbado. O time disputava a vice-liderança com o Horizonte e ambos estavam bem atrás do Fortaleza, que tinha tranquilidade até então. O treinador mexeu pouco na escalação do time, mas deu a sacudida moral que a equipe estava precisando. O Vovô cresceu e não perdeu mais nenhuma partida no Estadual, derrotando inclusive o Fortaleza por 1 a 0.
O Vovô avançou às semifinais com a liderança da competição (tendo a vantagem de resultados iguais sobre seus adversários). O time vivia excelente momento. Porém, resta saber como vai se comportar diante da eliminação precoce na Copa do Brasil, na última quarta-feira.
O Alvinegro encara o Tiradentes e defende um tabu histórico de 11 anos sem perder para o Tigre da PM em estaduais. Neste ano, venceu as duas partidas por bons placares: 5 a 1 e 3 a 1. O favoritismo para avançar à final, porém, é ponderado nas palavras do técnico PC Gusmão.
- Não existe time fraco neste futebol cearense. Vocês já observaram isso. Tanto nós como o próprio Fortaleza foram derrotados, e isso é uma prova evidente que o Tiradentes merece todo nosso respeito - afirmou o comandante alvinegro.
Fortaleza ganhou novo ânimo
O Fortaleza começou o ano imbatível.Chegou a ficar 15 jogos invicto, abrindo 11 pontos de vantagem para os vice-líderes na ocasião. Mesmo o time vencendo vários adversários de forma apertada e sem jogar bonito, o comando de Nedo Xavier não chegou a ser questionado. Os jogadores, em vários momentos, declararam como o técnico tinha o grupo nas mãos.
No meio do caminho, porém, duas derrotas consecutivas para os principais rivais neste Estadual: Horizonte e Ceará. As derrotas abalaram o grupo tricolor, que não conseguiu mais mostrar a mesma força em campo e oscilou boas e más exibições.
A Copa do Brasil apareceu para dar mais ânimo ao Fortaleza. O time conseguiu eliminar o Náutico, time da Série A, aplicando-lhe uma sonora goleada de 4 a 0 no PV. Isto tudo às vésperas da reta final da competição.
Se o time oscilou após o longo período invicto, conseguiu se alavancar com a classificação na Copa do Brasil e precisa levar esta força para as semifinais, caso queira ir mais adiante. O Fortaleza terminou a fase classificatória do Cearense na vice-liderança e vai enfrentar o Horizonte. No Domingão, sofreu a primeira derrota este ano e tem que derrubar o tabu de nunca ter vencido o Galo do Tabuleiro por lá.
Por esta razão, o zagueiro tricolor Ciro Sena, prega respeito no confronto com o time horizontino.
- Nossa equipe vem em uma crescente, vamos respeitando a equipe do Horizonte, sabemos que vai ser difícil, mas vamos para vencer.
Horizonte que quebrar escrita
Ninguém duvidava, desde o início da competição, que o Horizonte pudesse chegar às semifinais do Campeonato Cearense. O time vem se mostrando como o mais organizado do interior do estado há alguns anos. As metas desta temporada: chegar à final e garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
O time mantém o mesmo técnico desde o ano passado. Roberto Carlos tem o grupo nas mãos. O Galo chegou a brigar pela ponta da tabela até a metade do Estadual, mas começou a oscilar. As duas derrotas para o Guarani de Juazeiro - quase de forma consecutiva - também seguraram o ímpeto do Horizonte.
O Galo terminou a fase classificatória na 3ª posição e tem pela frente o Fortaleza.
Para avançar à final, o Galo vai precisar ter força contra o Leão. Na fase classificatória, conseguiu vencê-lo no Domingão. No PV, o Horizonte perdeu para os dois grandes da capital. Nos últimos anos, a equipe tem sempre chegado às semifinais, mas quando o assunto é final, o Galo deixa a desejar.
- Temo que quebrar essa escrita de tanto tentar chegar à final e acabar não conseguindo. Lógico que respeitamos a equipe do Fortaleza. Mas não podemos ir para essa disputa sem achar que vamos ganhar - disse o técnico do Galo, Roberto Carlos.
Tigre com saudades de comemorar
Em 1992, o Tiradentes conseguiu seu único titulo estadual, que ele teve que dividir ainda com Ceará, Fortaleza e Icasa, em um Campeonato que terminou no famoso tapetão. De lá para cá, o Tigre caiu para a Segundona e sempre esteve longe das finais da competição.
Mas o Estadual deste ano tem sido bem diferente. O Tiradentes montou um elenco forte e trouxe o treinador Filinto Holandadurante a competição. O time foi o último a garantir vaga nas semifinais, só conseguindo o feito na penúltima rodada da fase de classificação.
Contra os primeiros colocados, o Tigre não foi bem. Perdeu duas vezes para o Ceará e uma para Fortaleza e Horizonte. Conseguiu um empate contra o Fortaleza e uma vitória contra o Galo no Domingão.
Para chegar à final, precisa quebrar um tabu de 11 anos sem vencer o Ceará em estaduais. O Tigre promete muita garra e determinação para não ficar pelo meio do caminho.
- Nós, comissão técnica e jogadores estamos focados e determinados em conquistar um bom resultado diante o Ceará. Sabemos das dificuldades. O Ceará é o time grande da história. Porém, já passei para os atletas que temos que ter determinação e garra - afirmou o técnico Filinto Holanda.
Varjota Esportes - Ce. / Globoesporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário