CEARENSE G-38 e seus escudeiros




Lucas faz parte do "cinturão de ferro" que tem garantido boas atuações ao Leão
KID JÚNIOR
Clique para Ampliar
O Leão encontrou uma espinha dorsal para alicerçar Geraldo: três volantes que garantem a defesa e o ataque

Desde a sua chegada ao Fortaleza, o técnico Nedo Xavier vem demonstrando a sua preferência pelo esquema tático com três volantes. A formação - que só não foi utilizada na partida contra o Trairiense, no último sábado, quando o comandante leonino preferiu colocar o meia Bismarck na vaga do volante Leandro - vem dando certo e tem garantido os bons resultados do time tricolor no Estadual.

Apesar de não ter conseguido encaixar o grupo com dois meias no jogo contra o Trairiense, o técnico Nedo Xavier defende que a formação com três volantes também poderá sofrer alterações. "A melhor formação é a que vence, mas você tem que ter variações ao longo da competição. Nós jogamos com três volantes, mas sempre que for necessário iremos fazer mudanças. Claro que não será nada inventado, sempre colocaremos em campo formações que foram trabalhadas. A utilização de dois meias não é nenhuma novidade, nós já treinamos essa variação desde a pré-temporada. Agora, se a gente perceber que não dá certo, vamos mudar para outra", destacou o técnico tricolor.

Com a presença de Careca, Leandro (ou Marielson) e Lucas, o Fortaleza tem mantido um grupo coeso, que apesar da formação tática tem se mantido ofensivo. Ao todo, o Tricolor do Pici marcou 23 gols, em 10 jogos.

Marcação e criação

Assim como no Ceará, onde tinha o apoio defensivo dos volantes Michel, João Marcos, Heleno ou Careca (o reserva imediato em caso de desfalque de um dos três), o meia Geraldo está tendo a chance de poder contar ainda com os colegas marcadores que têm feito a bola chegar nos pés dos meias e atacantes. "Sempre fui um jogador que nunca desistiu de bola nenhuma, sempre fui atrás, voltando para marcar e finalizando quando preciso. Com as bolas chegando, independente de ser eu ou outro colega, o que importa é o gol", destacou Geraldo.

A polivalência dos volantes, que contribui para a criação no setor ofensivo, também tem ajudado a defesa tricolor, que até o momento só sofreu 11 tentos. "A presença deles é importante para dar mais segurança à nossa zaga. O último jogo é um exemplo, pois não sofremos gols e também ganhamos poder ofensivo com eles. Fizemos quatro gols e ainda metemos quatro bolas na trave. Isto significa que, apesar de estarmos jogando com três volantes, não nos caracterizamos como um grupo defensivo", destacou o atacante Cléo.

Desfalque

Para o clássico contra o Ferroviário, amanhã, Nedo Xavier perderá um dos seus volantes, Lucas, que cumprirá suspensão. Para a vaga, Leandro retorna ao grupo.

SAIBA MAIS

Reforços
O Fortaleza negocia a contratação de mais um atacante e um zagueiro para a disputa do restante do Cearense e da Série C do Campeonato Brasileiro. A diretoria do clube não confirmou os nomes, mas cogita-se que pelo menos o zagueiro deverá chegar ao clube no início da próxima semana

Fora da realidade
O Tricolor confirmou, ontem, o contato feito pela esposa e procuradora do zagueiro Ronaldo Angelim. No entanto, segundo informações, a proposta - que gira em torno dos R$ 200 mil (de luvas) e R$ 60 mil (de salário mensal) estaria fora da realidade do clube, que fez uma contraproposta

ÍKARA RODRIGUESREPÓRTER 
  
 Varjota  Esportes  /  Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário