CLÁSSICO É CLÁSSICO Respeito pelas outras cores

Clique para Ampliar
Mesmo diante da atual situação do Tubarão da Barra, que se encontra mergulhado em uma crise interna que tem refletido nos resultados da equipe dentro de campo, o Fortaleza prega respeito e humildade diante do adversário
FOTO: ALEX COSTA

No último encontro entre Fortaleza e Ferroviário, no returno do Estadual 2011, deu Ferrão por 1 a 0, em jogo disputado no Castelão
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Clique para Ampliar
Em situações distintas dentro e fora de campo, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam hoje; Leão prega cautela
Em posições opostas na tabela de classificação, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam às 17 horas de hoje, no Clássico das Cores, no Estádio Presidente Vargas, pela 11ª rodada do Campeonato Cearense 2012. De um lado, o Fortaleza encontra-se invicto e na liderança da competição, com 26 pontos. Do outro, o Tubarão da Barra amarga a vice-lanterna do torneio, com apenas cinco pontos em nove jogos.

Apesar da atual situação do adversário, que se afunda em uma crise interna sem precedentes, no Fortaleza o que se prega é o respeito ao time coral. "Sabemos que independente de como esteja a outra equipe, clássico é clássico e vamos respeitar o time do Ferroviário, assim como qualquer outro na competição", destacou o atacante Cléo.

Com um elenco reduzido e vindo de uma sequência desgastante de jogos, o técnico Nedo Xavier preferiu poupar os titulares nos treinos da última semana, quando trabalhou mais a parte física. "Este jogo irá exigir muita atenção de cada um de nós, pois a equipe deles está a mais de uma semana sem jogar e nós tivemos jogos no último sábado e na quarta-feira. Então, sabemos o que será exigido, tanto do nosso físico, quanto do psicológico", disse o meia Geraldo.

Desfalque
Para o jogo de hoje, o técnico Nedo Xavier não poderá contar com o volante Lucas, que cumprirá automática por ter levado o terceiro cartão amarelo. Para a sua vaga, Leandro retorna entre os titulares, após recuperar-se de uma lesão no joelho. Fora essa alteração, Nedo poderá contar com a presença do meia Marquinhos no banco, que retorna após um longo período no departamento médico da equipe.

Recuperações
Na próxima semana, o lateral-esquerdo Kauê passará para o departamento físico onde iniciará os trabalhos de recuperação - o jogador trata uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

Já o atacante Ray, que deverá ficar fora do elenco titular por cerca de seis meses, fará uma cirurgia para recuperar o ligamento do joelho direito, nesta segunda-feira. A semana também é de expectativa para a confirmação de mais reforços.

Ficha técnica
Competição: Campeonato Cearense 2012

Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Data-Hora: 26 de fevereiro de 2012 - 17 horas

Arbitro: Helber Vieira

Assistentes: Mardonio Ribeiro e Marcos Xavier

Ingressos: R$ 30,00 (Arquibancada) / R$ 60,00 (Sociais)

Fortaleza 
Técnico: Nedo Xavier

Lopes

Rafinha

Ciro Sena

Cléber Carioca

Guto

Careca

Marielson

Geraldo

Rômulo

Cléo

Leandro

Ferroviário
Técnico: Flávio Mendes

Raphinha

Canga

Felipe Daniel

Marcelinho

Rildo

Nego

Felipe Cauan

Bruno

Agnaldo

Cesinha

Handerson

Corais se inspiram em última vitória
No ano passado, a situação era parecida. Pressionado com o fantasma do rebaixamento, os corais ensaiavam uma reação no returno e enfrentariam o Fortaleza no dia 20 de março.

Comandado por Filinto Holanda, recém chegado ao clube, o Ferrão superou as limitações técnicas e o histórico recente de derrotas para o Leão, vencendo por 1 a 0 no Castelão, com gol do atacante Juranílson.

Naquela partida, os dois times ainda desperdiçariam um pênalti. O Leão perdeu a chance do empate, com Ari defendendo, e depois Arlindo Maracanã, que poderia dilatar o placar, também desperdiçou.

O Ferrão venceu a partida com Ari, Arlindo Maracanã, Lúcio, Rafael e Teles; Marcelo Mendes, Glaydstone, Reginaldo (Vinícius) e Piva; Juranílson (Ediglê) e Rômulo (Fábio Lima).

Realidade
Aliado a essa boa recordação, o Ferroviário tenta enxergar na crise uma motivação para vencer o rival. Com inúmeros problemas administrativos, como salários atrasados e ameaça de debandada de jogadores, o time coral, integrante da zona de rebaixamento com apenas cinco pontos ganhos, chega ao clássico com a vantagem de ter folgado na rodada anterior, realizando uma quase intertemporada.

Com o jogo da 10ª rodada contra o Tiradentes adiado, o técnico Flávio Mendes pôde trabalhar a semana inteira pensando no Clássico das Cores. "A intertemporada foi muito positiva para o grupo. Vamos com humildade contra o líder, mas sabendo que a tradição entra em campo e podemos, sim, vencer esse clássico", afirmou o comandante Flávio. Para ele, o período sem jogar rendeu um melhoramento físico do elenco coral.

Para o meia Raphinha, um clássico é o cenário ideal para uma reação. "Essa é a hora de ganhar. Estamos ansiosos para enfrentar o Fortaleza e acabar com a invencibilidade do adversário", disse, entusiasmado.

Mas o técnico tem problemas para montar o time. O principal articulador das jogadas do time, Márcio Tarrafas, continua entregue ao departamento médico e não joga. Em contrapartida, Anderson Borges voltou de lesão e é opção na defesa.

Campanha mobiliza torcedor
O Sistema Verdes Mares e a Nacional Gás realizam a campanha Doação Campeã - Batendo um Bolão de Solidariedade, com o intuito de mobilizar torcedores do futebol cearense a doarem alimentos e contribuírem com instituições de caridade. A campanha começa hoje, no clássico entre Fortaleza e Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas.

A campanha funcionará somente nas partidas do Campeonato Cearense de Futebol, da seguinte forma: o torcedor que for ao PV assistir aos jogos pode trocar um quilo de alimento não perecível por brindes exclusivos da Nacional Gás, como bolsas de viagem, bolas, canecas e camisas oficiais de seu time. A cada quilo de alimento doado, o torcedor terá direito a um brinde. Não há limites para as doações. Se o torcedor doar 10 quilos, por exemplo, receberá 10 brindes. Promotoras da campanha ficarão às entradas da praça esportiva para receberem as doações e entregarem os brindes.

A campanha acontecerá até o dia 13 de maio e será amplamente divulgada nos veículos de comunicação do SVM, que estão reforçando a importância da contribuição solidária. As instituições beneficiadas cuidam das crianças carentes e todo alimento é de grande valia.

O gerente nacional de Marketing da Nacional Gás, Leandro Cestari, justifica a iniciativa da campanha, pelo fato de a população cearense ser solidária e apaixonada por esportes, em especial pelo futebol. Ele citou como exemplo, o movimento "Doe de Coração", em que o Ceará se destaca no cenário nacional como o segundo Estado do País que mais realiza doações de órgãos.

"Ao aliarmos a paixão pelo futebol com a campanha Doação Campeã e com o apoio dos meios de comunicação, estamos convidando os apaixonados por seus times, seus familiares e amigos a frequentarem o PV e a contribuírem para uma causa maior enquanto desfrutam de um momento de lazer", argumentou.

ÍKARA RODRIGUESREPÓRTER 
  Varjota Esportes- Varjota Ceará /   Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário