Os últimos meses da história do Guarani mereciam até virar filme. Os problemas com salários atrasados, que quase culminaram no rebaixamento na Série B do Brasileiro, aliados à inteira reformulação do elenco.... Como num simples trocar de cena, tudo mudou em 2012. Meses depois de rezar para não cair, o Bugre vive o sonho de liderar o Paulistão pelo menos por alguns dias. Nesta quinta-feira, os comandados de Vadão venceram o Comercial por 2 a 0, no Palma Travassos, em Ribeirão Preto, e assumiram a ponta do torneio, à frente dos favoritos ao titulo.
O Guarani soma 19 pontos, dois a mais que os vice-líderes São Paulo, Palmeiras e Corinthians - Verdão e Timão, porém, jogam neste fim de semana e podem retomar a liderança com uma vitória. Com seis rodadas de invencibilidade, o Bugre vive a expectativa mais do que concreta de assumir uma das oito vagas nas quartas de final.
saiba mais
Enquanto isso, o Comercial vive a situação inversa. Esta foi a segunda derrota seguida da equipe alvinegra, que não vence há quatro jogos. Com sete pontos, o time ocupa a 14ª colocação e vê crescer o perigo do rebaixamento.
As duas equipes voltam a jogar após o carnaval. O Comercial tenta quebrar o mau momento na quarta, às 19h30m, contra o Santos, na Arena Barueri. Já o agora líder Guarani tem a chance de se manter entre os primeiros, já que enfrenta o XV de Piracicaba no Brinco de Ouro, na quinta-feira, às 21h.
Um ataque, um gol
Com o gramado muito ruim, Comercial e Guarani tiveram uma dificuldade a mais para jogar. Mais acostumado com o campo, o time de Ribeirão Preto começou melhor a partida e apostava nas bolas em velocidade para Henan e Elionar Bombinha. Os dois, porém, acertaram poucas bolas no gol.
Logo no primeiro minuto, Bombinha fintou o marcador e bateu fraco no meio, para defesa tranquila de Emerson. Thiago Galhardo também tentou de fora da área, mas nem o gol acertou. O meia arriscou da meia-lua, mas a bola subiu e nem assustou o goleiro bugrino.
Defensivo nos primeiros minutos, o Guarani aos poucos se soltou o suficiente para arriscar subidas em contra-ataques. Errou nas primeiras, mas foi fatal aos 30 minutos. Fumagalli avançou pelo lado esquerdo e deixou Fabinho na cara do goleiro Alex. O atacante recebeu e bateu no canto direito, na saída do camisa 1, para abrir o placar no Palma Travassos.
O gol marcado pelo Guarani logo em seu primeiro ataque mexeu com o Comercial, que não conseguiu acertar mais nada no final do primeiro tempo. Na única vez que entrou na área do Bugre, Thiago Galhardo foi atrapalhado pelo gramado e chutou muito longe, sem qualquer chance de levar perigo ao gol adversário.
Em boa fase, tudo dá certo
O Guarani voltou para o segundo tempo com a mesma tranquilidade da primeira etapa. E aproveitou os espaços deixados graças ao nervosismo do Comercial. Sem conseguir entrar na área, o time alvinegro só arriscou de longe e sem levar perigo a Emerson. Melhor para o time visitante, que matou a partida logo no começo.
Aos 15 minutos, após boa troca de passes do ataque bugrino, a bola sobrou limpa dentro da área para Domingos, que mostrou uma habilidade que poucos conheciam. Como um autêntico centroavante, o camisa 3 matou a bola no peito, esperou ela pingar no chão e encheu o pé direito para estufar as redes de Alex.
O Comercial foi então para o desespero. Três minutos depois de sofrer o gol, a equipe da casa teve a chance de ouro de incendiar a partida. Jailton invadiu a área, fintou o zagueiro e bateu rasteiro. A bola passou por Emerson e ia entrando, até um carrinho de Bruno Recife estragar a comemoração comercialina. Em boa fase, realmente tudo dá certo.
A pressão seguiu firme e forte no Palma Travassos. Satisfeitíssimo com o resultado conquistado longe de Campinas, o Guarani tentou travar o jogo com faltas para deixar o Comercial longe do gol. A estratégia até funcionou. Emerson não fez mais nenhuma defesa, e o Bugre manteve o resultado.
Globoesporte / Varjota Esportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário