A fama dos surfistas cearenses há muito vai além das fronteiras do Estado. Hoje, o Ceará se orgulha de possuir dois "filhos" na divisão de elite do surf mundial, o World Tour. Silvana Lima, na categoria feminino e Heitor Alves, na masculino. Aliás, o Ceará é o único estado do País que possui representante em ambas as categorias.
Os cearenses continuam fazendo história na modalidade, que já elevou Fábio Silva e Tita Tavares ao posto de estrelas mundiais. Tita, inclusive, chegou a ser vice-campeã mundial na competição em que esteve durante seis anos. Já Fábio Silva não chegou a concluir sua primeira temporada, desistindo da competição.
História ainda mais marcante vem obtendo Heitor Alves. Nascido em Fortaleza, ele mudou-se para o Rio de Janeiro a fim de obter melhores condições para treinar, e conseguiu êxito. E conseguiu um ano arrasador na divisão de acesso em 2010, carimbando seu passaporte de volta à elite do surf mundial, em 2011. Ele terminou a temporada na 19ª posição no ranking e agora é o Top 16 no ASP World Tour. O surfista tem como ponto forte ser dono de um backside afiado, com boas manobras aéreas.
Cirurgias
Já a nossa Silvana Lima, que vai completar sua sexta temporada seguida na elite, tem suas origens na cidade de Paracuru e, a exemplo de Heitor, também teve de buscar condições de se aprimorar como atleta no Rio.
Silvana, que terminou a temporada 2011 na quinta colocação do ranking mundial, teve ainda de enfrentar uma cirurgia em seu joelho esquerdo. Antes, ela já havia operado o joelho direito. Após a intervenção cirúrgica, a surfista foi se submeter à maratona de exercícios físicos em Ilhéus, na Bahia. Agora, está no Peru, treinando para voltar com todo o gás ao Tour 2012.
No currículo, por duas vezes ela sagrou-se vice-campeã do Circuito Mundial de Surf e agora acredita que tem chances de brigar pelo título nesta temporada.
Mas ainda tem surfista do Ceará se destacando em outras competições e ocupando privilegiadas posições nos rankings. Dos 52 classificados para a elite do Campeonato Brasileiro Profissional de 2012, nove são cearenses. O Ceará só perde em número de representantes para São Paulo que é o 1º, com 12 surfistas.
Compõem a elite do País, com suas comunidades, Michel Adriano/Paracuru, André Silva/Titanzinho, Messias Félix/ Náutico, Edvan Silva/Leste Oeste, Antônio Eudes/Titanzinho, Márcio Farney/Caponga, Felipe Martins/Praia do Futuro, Gutemberg Silva/Praia do Futuro e Michel Rock/Náutico.
No Nordestino Pró, dos Top 16, dez são cearenses. Representam a Leste Oeste Edvan Silva, Isaías Silva, Gutemberg Silva e Itim Silva. Do Náutico, Messias Félix e Michel Rock. Já Felipe Martins, Artur Silva, Antônio Eudes são da Praia do Futuro e Pablo Paulino do Titanzinho.
RANKING
16 é a posição de Heitor no ASP World Title Race. Outros brasileiros bem no ranking são Gabriel Medina (4º), Adriano Souza ( 6º) e Alejo Muniz(10º)
ADALMIR PONTEESPECIAL PARA O JOGADA
DN / Varjota Esportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário