SEGUNDO TURNO - 9ª RODADA ESQUEMA DE MARTELOTTE DÁ CERTO, E SANTA CRUZ BATE NÁUTICO NOS AFLITOS Com três meias e apenas Dênis Marques no ataque, Tricolor cria as melhores chances, vence por 2 a 0 e assume liderança do Pernambucano


No segundo clássico do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz não tomou conhecimento do líder Náutico e, mesmo jogando no estádio dos Aflitos, casa do rival, venceu por 2 a 0, gols de Natan e do artilheiro Dênis Marques. No duelo entre o melhor ataque, do Timbu, e a defesa menos vazada, do Tricolor, o que fez a diferença mesmo foi o novo esquema montado por Marcelo Martelotte, O técnico apostou no trio de meias Natan, Raul e Renatinho e acabou surpreendendo a marcação alvirrubra.
Com a vitória, o Santa Cruz chegou aos 19 pontos e assumiu a liderança isolada da classificação do segundo turno, com um ponto a mais que Náutico e Sport. Os dois têm 18, mas o Alvirrubro é o vice-líder, graças ao maior número de vitórias (6 a 5). A duas rodadas do término do segundo turno, Santa Cruz e Náutico já estão classificados para as semifinais do Pernambucano.
A vitória também encerra um incômodo jejum para os tricolores. Havia sete anos e meio que o Santa Cruz não derrotava o Náutico no campo do adversário. A última vez foi em 2005, pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando o time do Arruda venceu exatamente pelo mesmo placar de 2 a 0. O duelo deste domingo pode ter sido o último Clássico das Emoções nos Aflitos, já que, após a Copa das Confederações, o Timbu mandará seus jogos na Arena Pernambuco. Para que ocorra outro confronto antes, é preciso que as duas equipes se enfrentem nas semifinais ou finais do estadual deste ano.
Raul domina a bola diante da pessão de Martinez (Foto: Aldo Carneiro / FuturaPress)
O Náutico volta a campo no próximo sábado, na abertura da décima rodada, nos Aflitos, às 20h (de Brasília), contra o Ypiranga, que ainda briga por uma vaga nas semifinais. O Santa Cruz joga no domingo, às 16h, em Caruaru, diante do Porto, que também briga por um espaço no G-4. Antes, na quarta-feira, o Tricolor estreia na Copa do Brasil. Duela com o Guarani de Juazeiro, no Ceará.
Santa Cruz mais objetivo no primeiro tempo
Náutico x Santa Cruz Renatinho  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Renatinho sofre com a marcação no 1º tempo
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O Santa Cruz começou o jogo assustando na bola parada. Raul cobrou escanteio pela direita, e César desviou de cabeça na primeira trave. A bola passou próxima à trave direita de Felipe. Aos quatro minutos, o Tricolor teve a primeira chance clara. Dênis Marques viu a entrada de Renatinho e fez o passe. O meia entrou livre e buscou o canto direito, mas telegrafou o chute. Felipe fez uma defesa milagrosa.
A primeira chegada do Náutico só aconteceu aos oito minutos. Rogério cruzou da direita, Tiago Cardoso rebateu para o meio, e Elton tentou pegar de primeira, mas chutou torto, para fora. O Alvirrubro investia muito nas jogadas individuais de Rogério, que sempre esbarrava na boa cobertura dos zagueiros César e William Alves.
O Santa Cruz ficou muito próximo do gol outra vez, aos 23. Raul desceu pela esquerda e chutou prensado. A bola correu o meio da área e achou Renatinho. O meia tocou de primeira para Dênis Marques, que, livre de marcação, chutou cruzado. Felipe fez novo milagre e, com os pés, salvou o Náutico.
O Tricolor se movimentava mais no ataque e chegava com mais perigo. Aos 27, Raul enfiou para Everton Sena, na direita. O lateral foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Felipe defendeu para o meio da pequena área, e Renatinho pegou o rebote, com o camisa 1 completamente batido. Alison se jogou na frente do chute e conseguiu impedir o gol coral.
O Náutico só voltou a chegar aos 35. Em um cruzamento da esquerda, Rodrigo Souto subiu mais alto e cabeceou para o chão. Tiago Cardoso defendeu. Aos 37, Elton recebeu dentro da área e bateu de primeira. O chute saiu fraco, e o camisa 1 tricolor defendeu fácil. A última chance do primeiro tempo foi do Santa Cruz. Natan foi derrubado na entrada da área. Na cobrança de falta, Dênis Marques mandou rente ao travessão.
Natan e Dênis Marques 'matam' o jogo
Náutico x Santa Cruz Natan (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Natan comemora o primeiro gol do Tricolor
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O Náutico começou mais em cima na etapa final, mas logo o Santa Cruz equilibrou as ações e acabou criando a primeira boa chance. Aos nove minutos, Natan driblou Elicarlos na direita e passou para Raul. O camisa 7 bateu de primeira, cruzado, e a bola raspou a trave direita de Felipe antes de sair.
O Timbu voltou a ter um pouco mais de controle e começou a criar chances. Aos 26, Alemão quase marcou de cabeça. No minuto seguinte, Vinícius Pacheco entrou driblando pela esquerda e obrigou Tiago Cardoso a fazer uma difícil defesa. Aos 29, Elton recebeu dentro da área e soltou a bomba. Mas Tiago Cardoso salvou.
O Santa Cruz, visivelmente, perdeu intensidade, enquanto o Náutico passou a ter mais tempo no campo de ataque e a criar mais oportunidades de gol. O time da casa trocava passes na frente da área, enquanto o tricolor apostava nos contra-ataques. Em um deles, Alemão segurou Dênis Marques, quando o camisa 9 partiria sozinho. No lance seguinte, saiu o primeiro gol. Everton Sena lançou para Natan, o meia levou a melhor sobre Alemão e tocou na saída de Felipe.
Com a vantagem no placar, o Santa Cruz deu o golpe final aos 35. Jefferson Maranhão deu uma bela assistência para Dênis Marques, que entrou na área e deslocou Felipe para fazer 2 a 0. O gol tirou o ânimo do Náutico, que não teve mais forças para reagir. Vitória do novo líder do Pernambucano 2013. 

 Varjota  Esportes - Ce.            /               Globoesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário