Da lavoura aos gramados, Elivélton espera retribuir os elogios de Abelão Zagueiro de 19 anos, que fará sua estreia como titular no sábado, já chegou a acordar às 5h da manhã para ajudar o pai em plantações de café e inhame


O sonho sempre foi ser um jogador de futebol. Mas antes de chegar até ele, Elivélton precisou driblar as dificuldades que a vida lhe impôs. A partida deste sábado, contra o Ceará, no Estádio Presidente Vargas, marcará a estreia do zagueiro como titular do Fluminense. Substituto do suspenso Leandro Euzébio, o jovem de 19 anos, revelado em Xerém, espera retribuir em campo os constantes elogios do técnico Abel Braga. E ainda deixar de vez no passado os tempos de trabalho duro nas lavouras de Bom Jardim.
Elivélton toca a bola diante de Souza no treino tricolor: zagueiro será titular do Fluminense pela primeira vez no próximo sábado, diante do Ceará, no Estádio Presidente Vargas (Foto: Agência Photocâmera)
Nascido na cidade que fica a 40km de Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, Elivélton é o mais velho de três irmãos, todos homens. Nunca passou dificuldades financeiras, mas desde cedo aprendeu a dar valor ao trabalho suado do pai Clemildo. Acordava cedo, antes mesmo das 5h da manhã, para ajudar na lavoura. Nas plantações de café e inhame, ganhou força para correr atrás dos atacantes adversários. A ajuda ao patriarca da família Viana dos Santos só acabou quando tinha 15 anos e trocou a escolinha de futebol que frequentava pelas divisões de base do Friburguense.
- Sempre achei importante ajudar meus pais. Minha mãe, Penha, é diarista. Eu acordava cedo e ia para lavoura com meu pai, mas sempre sonhando que seria um jogador de futebol - resumiu o jogador.
Destaque da equipe serrana, foi contratado pelo Fluminense em 2009 após enfrentar o Tricolor pela Taça Otávio Pinto Guimarães. Integrado ao elenco principal em maio passado, já entrou no decorrer das vitórias sobre Atlético-PR e Coritiba, ambas por 3 a 1, no Engenhão. Mesmo ainda novato, coleciona diversos elogios do técnico Abel Braga. No último deles, o comandante disse que Elivélton era uma "joia a ser lapidada". Como titular, no entanto, esta será a estreia da revelação. E o momento de alegria vem logo depois de um episódio triste da vida do zagueiro. Maria Alva, avó do jogador, faleceu há um mês sem nunca ter visto o neto jogar como profissional. A dor foi tanta que Elivélton caiu no choro durante um treinamento nas Laranjeiras.
Elivélton Viana dos Santos
Natural de Bom Jardim, RJ
Idade: 19 anos (10/05/1992)
Altura: 1.79m
Peso: 81kg
Dois jogos como profissional do Flu (Atlético-PR e Coritiba)
 
- Era como uma segunda mãe. Sempre fui muito próximo da minha avó, vivia na casa dela. Fui o primeiro neto, né? Infelizmente ela não me viu jogar pelo Fluminense, pois já estava muito doente e sempre no hospital - lembrou o zagueiro, que recebeu elogios também de Mário Marques, ex-treinador dos juniores do Tricolor.
- Para mim, ele já foi aprovado. Entrou num jogo muito difícil (contra o Coritiba) e passou no vestibular. É um garoto rápido, de boa antecipação. Tem tudo para corresponder aos elogios do Abel. Não será surpresa se jogar bem. Aliás, com certeza jogará - disse Mário à Rádio Brasil. 
Ainda tímido com os holofotes que a camisa de um grande clube traz, Elivélton não é um cara de muitas palavras. Baixinho para a posição (1,79m), usa sua impulsão como arma. E guarda com carinho os conselhos que recebeu de Thiago Silva, seu maior ídolo.
- A expectativa é grande. Quero mostrar meu trabalho e ir bem. Tive a chance de conhecer o Thiago Silva recentemente e ele me deu algumas dicas. Disse para eu continuar meu trabalho que estava indo bem. Os mais experientes sempre dão alguns toques. Pedem para eu ficar tranquilo e não me afobar durante o jogo - explicou. 
 Globoesporte.com   /   Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário