Fortaleza Por um ano equilibrado

A diretoria do Tricolor gostou do calendário da Série C 2012, que prevê o início da competição para o dia 27 de maio
Antes que a temporada de 2012 tenha início, a diretoria do Fortaleza vai ter de encontrar uma solução para a disparidade do seu calendário, que faz com que o clube passe a metade do ano em atividade e a outra metade, parado. Além disso, não poderá haver o desequilíbrio ocorrido neste ano, quando muitos jogadores foram contratados, para uma produção insuficiente.

Considerando-se o ano inteiro, de 365 dias, como momento para a distribuição da s competições, o Fortaleza encerrou sua participação no Campeonato Cearense no dia 24 de abril de 2011, quando perdeu para o Icasa, em Juazeiro do Norte.

Daquela data, o Leão só voltou a jogar, com bilheteria, no dia 16 de julho, estreando na Série C do Campeonato Brasileiro, oportunidade em que perdeu para o CRB, em Alagoas. O hiato ocorrido entre o Cearense e a Série C deixou o Tricolor 82 dias sem receita de bilheteria.

Parada total
Levando-se em conta que o time tricolor fez sua última partida pela Série C no dia 17 de setembro e fazendo-se a previsão até o final do ano, quando ele não jogará mais de forma oficial, são 186 dias sem jogar e sem arrecadar, o que complica enormemente o planejamento para a montagem do time em 2012.

Campanha
Colocando-se na ponta do lápis, o Fortaleza só teve 179 dias de competições oficiais, nos quais fez 39 partidas. Foram 24 pelo Campeonato Cearense, três pela Copa do Brasil, oito pela Série C e apenas quatro pela Copa Unimed. Neste período de jogos, o Leão teve 58 pontos ganhos, 17 vitórias, sete empates e 15 derrotas. O time marcou 63 gols e sofreu 52, com 11, com apenas 49,57% de aproveitamento, juntando tudo.

O presidente Osmar Baquit, antes de ver tudo isso como um problema, encara como desafio para melhorar o time. "Esse problema eu acho que não vai ocorrer mais essa história de passar seis meses parado porque a Série C vai começar 13 dias após o Campeonato Cearense. Se por acaso mudarem o regulamento, aumentarão as datas e nós teremos como jogar por mais tempo", comentou o dirigente. Ele espera formar um time forte, com atletas da casa e região e com alguns tipo bilheteria, como Carlinhos Bala.

Julgamento
O julgamento do recurso do Campinense contra Fortaleza e CRB, pela Série C deverá ocorrer no dia 3 de novembro no STJD, sem direito a recurso.

Saiba mais
Quase cinquenta
Outro dilema do presidente Osmar Baquit é reduzir o número de jogadores contratados. Em 2011, foram feitas 46 contratações, 21 para o Cearense e 25 para a Série C. Seis técnicos assumiram o time nos seis meses de competições oficiais. No ano de 2010, quando o time foi tetra, foram trazidos 33 atletas

Remanescentes
Têm contrato com o Leão até 2012: Fábio Lima e Erivélton (goleiros), Gilmak, Guto, Régis, Leandro, Rogério, Ronaldão, Reginaldo Júnior, Vinícius e Vavá. A garotada do Sub-20, que faz a final contra o Ceará, também poderá ser utilizada no profissional

IVAN BEZERRAREPÓRTER 

  
  DN  /  Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário