Santa Cruz vence Cuiabá-MT por 1 a 0 e está a três jogos de ser campeão No jogo da volta, o Tricolor pode empatar que se classifica para a final


A tradição venceu a surpresa no primeiro jogo da semifinal entre Santa Cruz e Cuiabá-MT, neste domingo, no Arruda, no Recife. Depois da festa pelo retorno à Terceira Divisão do futebol nacional, o Tricolor pernambucano bateu os visitantes por 1 a 0 e agora vê a decisão da Série D mais perto. Com o resultado, o elenco coral fará a partida de volta com a vantagem de empatar por qualquer placar para se classificar para os dois jogos decisivos do título. Os empates, aliás, têm sido um aliado do Santa Cruz. Foi assim que o time conseguiu passar do Coruripe-AL e do Treze-PB no torneio.
O único gol do jogo foi marcado no segundo tempo, por Bismarck, depois de receber um belo passe de Renatinho. O meia tricolor foi um dos destaques da partida e esteve presente nos melhores lances do Santa Cruz tanto no primeiro tempo, quanto na etapa complementar. O esforço do atleta foi reconhecido pela torcida tricolor que aplaudiu a sua dedicação ao fim do jogo.
Por falar na torcida, ao contrário da partida que valeu o acesso à Série C, na qual se viu um Arruda lotado com cerca de 60 mil torcedores, no jogo deste domingo os tricolores não compareceram em peso. O público do jogo foi de 26.867 pessoas. Vale destacar a política de boa vizinhança feita pelo Cuiabá-MT. O time entrou em campo com uma faixa parabenizando os tricolores pelo acesso à Série C.

Cuiabá-MT investe em fairplay (Foto: Aldo Carneiro)
Santa Cruz e Cuiabá-MT voltarão a campo no próximo dia 30, às 17h (16h no Recife). Por decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o segundo jogo da seminal não ocorrerá no estádio Eurico Gaspar Dutra, uma vez que a capacidade do local é de apenas 10 mil lugares. A entidade nacional transferiu o confronto para o estádio Luthero Lopes, que tem capacidade para 19 mil torcedores. O campo fica na cidade Rondonópolis, a 215 km de Cuiabá.


Muita disposição e nenhum gol no 1º tempo
O Santa Cruz ganhou uma falta com menos de um minuto de jogo, mas foi o Cuiabá-MT que teve a primeira chance de gol. Aos quatro, os visitantes já tinham feito três cruzamentos para a área tricolor. A equipe pernambucana respondeu com Renatinho aos sete minutos, numa jogada em que foi preciso a intervenção do zagueiro Marcelo Ramos.
À vontade em campo, o Cuiabá-MT procurou o ataque o tempo todo e não se deixou intimidar – pelo menos até os primeiros 15 minutos de jogo. Os visitantes chegaram ao campo de defesa do Santa Cruz sobretudo pelo setor esquerdo. Já o Tricolor, quando conseguia chegar ao ataque, era pelos pés de Renatinho.
Porém, a melhor chance de gol do Santa Cruz foi de Thiago Cunha. Ele, que até então estava desligado na partida, aproveitou uma confusão entre o goleiro e a zaga do Cuiabá-MT. Os defensores não se entenderam na hora de tirar a bola da área e o atacante tricolor por pouco não balançou as redes.
Santa Cruz x Cuiabá (Foto: Aldo Carneiro)Jogo foi bastante disputado, mas no segundo tempo
Santa Cruz voltou melhor (Foto: Aldo Carneiro)
O lance acordou os tricolores. Menos de dois minutos depois o time chegou com perigo outra vez em duas bolas cruzadas para a área. O primeiro lance saiu dos pés de Eduardo Arroz, que fazia sua estreia na Série D. O segundo teve a autoria de Renatinho. O prata da casa, aliás, foi um dos que mais se movimentaram em campo.
Aos 25 minutos, o Santa Cruz chegou novamente com Washington e Fernando Gaúcho. O primeiro cruzou para o segundo que, dentro da área, mandou a bola para fora. Um minuto depois o Cuiabá-MT respondeu. Edu Amparo cruzou e Reinaldo, aproveitando a péssima saída do goleiro Tiago Cardoso, quase abriu o placar de cabeça.
Apesar das tentativas, Santa Cruz e Cuiabá-MT não saíram do 0 a 0 no primeiro. Pior para a equipe pernambucana que desceu para os vestiários sob vaias de seus torcedores.
Santa Cruz volta melhor e garante placar
Para dar mais ânimo ao ataque tricolor, o técnico Zé Teodoro trocou Fernando Gaúcho por Kiros. A mudança parece que fez bem ao Santa Cruz, que voltou mais disposto ao jogo. Um dos primeiros lances saiu dos pés do atacante Thiago Cunha. Ele recebeu a bola, avançou e chutou para a defesa de Gatti.
Em seguida foi a vez de Renatinho levar o Santa Cruz para frente. Assim como no primeiro tempo, o prata da casa se mostrou um dos mais aguerridos em campo. Aos 13 minutos, outro lance de perigo. Thiago Cunha cruzou a bola para a área e o zagueiro Marcelo Ramos quase faz gol contra.
Aos 16 minutos, Zé Teodoro fez outra alteração, tirando Dutra e colocando Bismarck – que já estava sendo solicitado em campo pela torcida tricolor. E logo após a mudança por pouco os tricolores não sofrem. Em uma bela jogada, Edu Amparo cruzou a bola para Natanael que, sozinho, de frente para o gol, chutou a bola rente à trave esquerda. Quase os cuiabanos abriram o placar.
A resposta do Santa Cruz veio aos 20 minutos, com Thiago Cunha. Ele tentou chutou para o gol e obrigou o goleiro Gatti a espalmar a bola para escanteio. O defensor do Cuiabá-MT apareceu novamente aos 28, quando Renatinho deu um belo passe para Thiago Cunha, que deixou a bola escapar para o goleiro.
Em sua última tentativa de melhorar o poderio ofensivo do Santa Cruz, Zé Teodoro sacou Washington e colocou Flávio Recife. Porém, o gol sairia em uma jogada iniciada por Renatinho – sempre ele no jogo deste domingo. O meia tricolor cruzou a bola, e Bismarck cabeceou para o fundo da rede: 1 a 0 para os donos da casa.
Renatinho apareceu novamente aos 40 minutos, quando lançou a bola para Thiago Cunha, que, dentro da área, caiu pedindo pênalti. Os tricolores voltariam a pedir outra penalidade máxima com Flávio Recife, mas o árbitro mandou seguir o lance. Aos 48 minutos, o Cuaibá-MT teve a chance de empatar, mas Tiago Cardoso, em uma ótima defesa, garantiu o placar mínimo.   

Globoesporte.com  /  Varjota  Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário