Joia 2012: Thiaguinho tem Xavi como modelo e advocacia como plano B Destaque do juvenil do Cruzeiro, atleta também já planeja alternativa, caso a carreira no futebol não vingue: quer estudar para ser advogado


  Ele tem apenas 16 anos, mas com cabeça de gente grande. Thiago Gonçalves Santos, o Thiaguinho, é volante do time juvenil do Cruzeiro, da categoria sub-17. Apesar da pouca idade, esse adolescente tem praticamente metade da vida dedicada ao futebol, já que atua desde os sete anos. Talvez por conta de todo esse tempo, Thiaguinho tem objetivos claros, bem semelhantes aos de milhares de jovens que aspiram uma carreira como jogador: várias conquistas e a chance de poder ajudar a família, de origem humilde. Os trunfos para isso? Além de concentração, característica apontada pelo clube e pela mãe do jogador, a comparação com o meia Xavi indica qualidade do jovem volante.
Thiaguinho chegou ao Cruzeiro aos 13 anos (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
- As pessoas falam que tenho um bom toque de bola, parecido com o do Xavi, que é um craque. Também admiro muito essa simplicidade que ele transmite e sou assim também.
Thiaguinho está há dois anos no Cruzeiro, mas, em pouco tempo de clube, conseguiu ganhar o respeito dos profissionais da Toca da Raposa I, a Toquinha, local de treinamento das categorias de base do clube. O volante, inclusive, já fechou um contrato de cinco anos. O supervisor da categoria sub-17, Emerson Cunha, é só elogios.
- Ele é um menino da região, foi formado no Comercial, do Barreiro. Ele tem um ano para se provar, se superar, para aí subir de categoria, para os juniores, e tem tudo para dar certo. O Thiago tem muita qualidade técnica, e espero que ele cresça.
Thiaguinho começou no Comercial aos sete anos. Aos 13, após se destacar em várias competições, chamou a atenção do Cruzeiro e transferiu-se para o novo clube. O começo foi na lateral, mas ele preferiu tentar se profissionalizar no meio-campo.
Um bom futuro
Thiaguinho Cruzeiro (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Volante já tem um plano B em mente: estudar
direito (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
A mãe de Thiaguinho, Elisângela, como maior incentivadora do filho, tem boas histórias e expectativas para ele.
- Jogar bola sempre foi o sonho dele. Com chuva, com sol, ele ia jogar, não tinha tempo ruim. Um dia, ele estava com conjuntivite, proibido de sair de casa, mas, mesmo assim, foi.
Sobre o futuro, o sentimento de mãe não deixa dúvidas: Thiaguinho tem tudo para dar certo.
- Ele é um menino muito humilde, muito estudioso. Mesmo com toda a dedicação dele ao futebol, nunca deixou os estudos de lado, sempre foi muito bem. Ano que vem, ele vai para o terceiro ano do ensino médio e vai prestar vestibular. Mas o caminho dele é no futebol, ele trabalha para isso e tem tudo para dar certo.
Thiaguinho, que recentemente disputou o torneio Futuros Campeões Sub-17, quando o Cruzeiro ficou com o vice-campeonato, descreveu o futebol com a paixão típica de quem está envolvido com o esporte.
- Futebol para mim é tudo. Depois de Deus e da família, é tudo para mim. Com o Cruzeiro, quero me profissionalizar, porque é meu time do coração. Minha expectativa com o futebol é ajudar meu pai, que sempre esteve comigo, minha mãe, minha avó e, claro, constituir minha família.
Engravatado?
Mesmo com toda a confiança em ter um bom futuro dentro das quatro linhas, Thiaguinho admite ter um plano B. Essa alternativa envolve vestir terno e gravata, bem diferente do atual uniforme.
- Como ano que vem vou prestar vestibular, tenho algumas opções, entre elas educação física e direito. A advocacia seria um pouco diferente do meu uniforme atual, mas tem que ter um plano B, não é?
Com tantos elogios assim, parece que seria um desperdício um talento desses se enveredar por um caminho que não seja o do futebol. A torcida do Cruzeiro, principalmente, tem bons motivos para aguardar essa joia celeste para, quem sabe, dar alegrias em um futuro próximo.
Ficha do jogador
Nome completo: Thiago Gonçalves Santos
Data de nascimento: 7/8/1995 (16 anos)
Local de nascimento: Belo Horizonte-MG
Posição: volante
Peso: 62 kg
Altura: 1,75m
Chegada ao Cruzeiro: 2009  


 globoesporte.com  /   Varjota Esportes.

Um comentário: