As divisões de base do Vitória sempre foram um exemplo nacional. Dida, Vampeta, Bebeto, David Luiz, Marcelo Moreno e Hulk são algumas das crias da Toca do Leão. Nos últimos anos, esse potencial foi deixado um pouco de lado. Mas promete voltar com tudo em 2012.
Ao menos é o que se desenha neste início de pré-temporada. Dos 29 jogadores do atual elenco, 17 são das divisões de base do clube. Em todos os setores, há frutos da Toca do Leão. Detalhe para a lista de volantes. Neto Coruja, Uelliton, Esdras, Marconi e Mineiro são todos formados pelo Vitória.
Com 65,5% do elenco formado por jovens, a média de idade do time é de apenas 23,5 anos. Os mais jovens são Gustavo (goleiro) e Romário (lateral), ambos com 18 anos. O mais velho é Geraldo, que tem 37 anos, mas negocia a ida para o Fortaleza.
Caso o meia acerte com o time da capital cearense, o posto de ‘Vovô da Toca do Leão’ será de Lucio Flavio (32 anos). A média de idade do Vitória passará a ser de 23 anos.
Apesar da juventude de agora, o elenco deve ganhar um pouco mais de experiência para a disputa do Campeonato Baiano. Esse, pelo menos, é o desejo da diretoria do clube.
- Este grupo não é suficiente para seguir o ano. Temos que trazer algum jogador com experiência, com rodagem para equilibrar a equipe – afirmou o diretor de futebol, Newton Drummond.
O pensamento é o mesmo do presidente do Vitória, Alexi Portela. O dirigente lembrou que este ano, com muitos jogadores com a idade elevada, o time sofreu durante a Série B. Por isso, quer o equilíbrio para 2012:
- Não podemos ter muito jogador de certa idade e nem jogar a Série B somente com meninos. Temos que ter um time mais equilibrado. Esse ano mesmo, o primeiro tempo era sempre muito bom e depois caía – ressaltou.
Para dar mais experiência ao time, o Vitória tem buscado contratações. No entanto, Newton Drummond reclamou das dificuldades encontradas pela diretoria. A intenção é de fechar com um goleiro, dois laterais-esquerdo, um volante e um atacante.
Globoesporte.com / Varjota Esportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário